Matheus Santana bateu o recorde mundial junior dos 100 livre nas eliminatórias do ultimo dia do Troféu Maria Lenk ao marcar 48:85. Ontem, na abertura do revezamento 4×100 livre pela Unisanta, o nadador havia batido na trave nadando para 49:02.

Trofeu Maria Lenk, Natacao

Aprovado pelo Bureau da FINA em março deste ano e valendo desde o dia 1o de abril, os recordes mundiais juniors usam como base os tempos dos recordes de campeonato do Mundial Júnior. Desde a aprovação dos recordes pela FINA, já foram batidos os recordes dos 200, 400 e 1500 livre pelo australiano Mack Horton no masculino além dos 200 e 400 livre pela americana Katie Ledecky e os 100 peito pela lituana Ruta Meilutyte no feminino.

A marca dos 100 livre tinha como tempo base os 48:97 que deram a vitória ao americano Caeleb Dressel no Mundial de Dubai no ano passado.

Matheus nadou a prova abrindo com 0.78 de velocidade de reação e passou os primeiros 50 metros com 24:16 retornando com 24:69. Sua melhor marca anterior eram os 49:02 de ontem a noite. Mesmo com a excelente performance, Matheus ainda nadou em círculo na raia, com os primeiros 50 metros pela direita e voltando o parcial final pela esquerda. Coisa que poderia representar mais alguns décimos de segundo a serem baixados.

O tempo de 48:85 dá a Matheus Santana a 14a posição do ranking mundial em 2014 além de ser abaixo do índice para o Pan Pacífico estabelecido pela CBDA (48:93). Ele se classificou com o segundo tempo para a final da prova atrás apenas de Marcelo Chierighini do Pinheiros com 48:72.

Revelado nas categorias inferiores do Olaria, Matheus ganhou destaque nacional no Botafogo se sagrando campeão brasileiro pela primeira vez e chegando a Seleção Brasileira Juvenil e Júnior com participação em Multinations e Sul-Americano.

Integrando a equipe do Unisanta desde o ano passado, Matheus estava convocado para o Mundial Júnior de Dubai tendo sido cortado semanas antes da competição por conta de suas taxas de controle. Matheus tem diabetes e sua condição médica oferecia riscos em continuar sendo exposto a esforços de treinamento e competição.

Matheus Santana. Jogos Sul-Americanos ODESUR, novo recordista dos 100 livre.

Matheus Santana. Jogos Sul-Americanos ODESUR, novo recordista dos 100 livre.

Uma completa reformulação na sua alimentação e hábitos foram administrados pela comissão médica e técnica da Unisanta. No final do ano, o nadador foi destaque nos Jogos Escolares da Juventude depois no Julio de Lamare e finalizou sendo o melhor tempo do Open na prova dos 100 livre.

O resultado lhe deu a primeira convocação para a Seleção Brasileira Absoluta participando do BHP Billiton Aquatic Super Series em janeiro e a conquista do título e recorde dos 100 livre nos Jogos Odesur em Santiago no Chile em março.

Márcio Latuf é o treinador de Matheus Santana desde o ano passado e a sua melhora na parte aeróbica é evidente. Neste Maria Lenk, o nadador teve um excelente parcial de 1:49 no revezamento 4×200 livre e minutos depois nadou a prova dos 50 livre para 22:57. Foram cerca de 20 minutos de soltura para que seus níveis de concentração de ácido lático estivessem abaixo dos 2.0 mMol/litro.

Para quem não domina a fisiologia do esforço, isso é um resultado impressionante para as características e o esforço que o nadador foi submetido. Esta remoção de lactato e diminuição da acidez na musculatura é resultado do treinamento bem aplicado e a boa condição física que Matheus apresenta.

Matheus no Maria Lenk de 2013

Matheus no Maria Lenk de 2013

Mudanças na parte técnica também tem sido aplicadas no trabalho com Matheus. Márcio Latuf ainda trabalha a parte estratégica onde ele ainda comete alguns erros nos primeiros parciais coisa que aconteceu na final do Open em dezembro e até mesmo ontem na abertura do revezamento 4×100 livre da Unisanta.

Os fundamentos de Matheus também é outra área a ser trabalhada. Principalmente a saida do nadador ainda não está no padrão de sua performance, embora já tenha havido uma melhora significativa em relação as provas do ano passado.

Matheus volta a piscina na final de hoje dos 100 livre. Quem sabe para melhorar ainda mais este recorde mundial e subir mais posições no ranking absoluto deste ano. Com certeza, não só estamos diante de um talento incrível, mas um nome que vai dar muitas alegrias ao Brasil e está na briga para a nossa Seleção do Rio em 2016.

2 respostas
  1. cezar
    cezar says:

    É um prazer muito grande de ver este menino conseguindo resultados tão expressivos.
    Não posso deixar de colocar aqui, que grande parte destes resultados deve-se ao seu ex técnco, Rodrigo Roque do Botafogo que sempre se dedicou ao máximo para este grande talento.
    Parabéns Mateus.
    Parabéns Roque.
    Parabéns à familia do Mateus.

  2. Cida Oliveira
    Cida Oliveira says:

    Grande Matheus Santana com certeza estará entre os melhores em 2016 sua determinação o faz ser esse grande atleta desde pequeno já sabíamos onde ele ia chegar,continue assim Matheus com a seriedade que você leva a natação estarei sempre na torcida ,Deus o proteja sempre.Você é e sempre será nosso grande CAMPEÃO!!! Bjs Tia Cida

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário