Efimova ouro nos 50 peito em Barcelona.

Efimova ouro nos 50 peito em Barcelona.

A nadadora russa Yulia Efimova foi suspensa hoje pela FINA por 16 meses em decisão do Painel de Doping da entidade por ter testado positivo para 7-keto-DHEA em exame surpresa realizado no ano passado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Efimova já estava temporariamente suspensa desde janeiro, quando foi comunicada do resultado do teste. O Painel de Doping foi realizado no dia 28 de abril passado e Efimova foi defendida pelo famoso advogado americano Howard Jacobs indicando que utilizou o suplemento Cellucor CLK, responsável pela presença da substância no organismo da nadadora.

O Painel reconheceu a “não intenção” de Efimova, e mesmo sendo a sua primeira ofensa de doping, considerou uma falta de cuidado o fato de utilizar um suplemento contendo substância proibida pela lista da WADA.

A defesa de Efimova apresentou comprovante de compra do suplemento comprado em uma loja da GNC nos Estados Unidos e que o mesmo foi utilizado apenas por uma semana, provocando uma sensação de mal-estar na nadadora. Efimova indicou que comprou o suplemento por indicação de um funcionário da GNC quando estava em busca da substância “L-carnitina” que utiliza com frequência há anos. O advogado ainda menciona na defesa o fato de Efimova ter limitada fluência de inglês, o que pode ter causado a incorreta aquisição do produto.

A defesa ainda apresentou dados indicando que Efimova foi testada 13 vezes durante o ano de 2013, inclusive nas semanas anteriores ao teste positivo e a semana posterior, por conta das suas performances na Copa do Mundo e onde os testes foram negativos.

Segundo a lei anti-doping, para os testes positivos de 7-keto-DHEA, um esteróide anabólico, o período mínimo de suspensão é de 12 meses e o máximo de 24 meses. O Painel decidiu punir a nadadora por 16 meses, com início no dia 31 de outubro de 2013 e finalizando no dia 28 de fevereiro de 2015.

Recorde mundial em Tóquio cancelado.

Recorde mundial em Tóquio cancelado.

Com a suspensão, todos os resultados alcançados por Efimova durante este período foram cancelados. São medalhas e prêmios na Copa do Mundo e no Campeonato Europeu de Piscina Curta em Herning na Dinamarca. Quatro recordes mundiais foram cancelados:
200 peito – 2:14:39 em Herning
4×50 medley misto – 1:37:63 em Herning (onde também nadou Vitaly Melnikov temporariamente suspenso por doping)
4×50 medley feminino – 1:44:67
50 peito – 28:71 na Copa do Mundo de Tóquio

Yulia Efimova está com 22 anos de idade, e treina com Dave Salo no Trojans Swim Club nos Estados Unidos desde 2010. Antes, foi treinada por seu pai, Andrei Efimov e antes dele, Irina Vyatchanina, mãe do nadador Arkady Vyatchnin.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 nos 200 peito, Efimova foi campeã mundial dos 50 peito em 2009 e repetiu em 2013, além de outro ouro nos 200 peito. Em Mundiais de Longa, ela tem oito medalhas conquistadas. Seu currículo ainda inclui oito medalhas em Europeus de Curta já que cinco conquistadas em Herning em dezembro foram canceladas pela sua suspensão.

Efimova campeã mundial em 2009 com 17 anos.

Efimova campeã mundial em 2009 com 17 anos.

Histórico do caso Yulia Efimova
16 de setembro de 2013 – Yulia Efimova compra o suplemento Cellucor CLK em Los Angeles, Estados Unidos.
31 de outubro de 2013 – Foi submetida a um teste surpresa em Los Angeles, Estados Unidos.
4 de novembro de 2013 – O teste foi analisado em laboratório em Montreal, Canadá.
29 de novembro de 2013 – O laboratório comunicou a FINA o resultado do teste positivo pela presença da substância 7-ket-DHEA.
3 de janeiro de 2014 – O Departamento de Doping da FINA considerou o resultado como doping positivo.
6 de janeiro de 2014 – A FINA notificou a Federação Russa de Natação e a nadadora Yulia Efimova do resultado.
24 de janeiro de 2014 – A nadadora foi temporariamente suspensa pela FINA.
24 de janeiro de 2014 – O advogado Howard Jacobs, representante da nadadora, abriu mão da análise da amostra B e indicou o suplemento Cellucor CLK como responsável pela presença da substância proibida.
27 de fevereiro de 2014 – Yulia Efimova através de seu advogado solicita a realização do Painel de Doping para a decisão sobre o caso.
28 de abril de 2014 – Painel de Doping foi realizado em Lausanne, na Suiça, com presença de Efimova, seu advogado, além de representante da Federação Russa.
12 de maio de 2014 – A FINA suspende a nadadora por 16 meses.

Veja a decisão completa da FINA sobre o caso:

casoefimova

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário