Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquaticas

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas trouxe um feito jamais visto na história da modalidade no país. Um tríplice empate na prova masculina entre Samuel de Bona do União, Diogo Villarinho do Minas e Allan do Carmo da ACEB. Os três são os melhores nadadores da modalidade no país na atualidade.

10616403_1480667132188200_3196680924052740200_n

Samuel é o primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma prova de Copa do Mundo, feito alcançado no Circuito do ano passado. Ocupa o sexto posto do ranking mundial de 2014.  Diogo Villarinho subiu ao pódio pela primeira vez na Copa do Mundo em abril deste ano no México, está em quarto lugar no ranking do circuito da FINA. E Allan do Carmo, atual líder absoluto do circuito nacional, agora com quatro vitórias nas quatro provas,  também lidera o ranking mundial da Copa do Mundo e a caminho do primeiro e inédito título mundial. Um trio que orgulha muito a nós por esta geração que se constitui em grandes esperanças para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Momento da chegada entre os três homens

Momento da chegada entre os três homens

Assim, não são só os melhores do cenário nacional, mas hoje estão entre os melhores maratonistas do mundo. Prova disputada braçada a braçada durante todo os 10 quilômetros de prova. Os três se alternaram várias vezes na liderança do circuito no Lago Paranoá e entraram juntos no pórtico de chegada. A decisão de quem foi o vencedor demorou vários minutos para ser anunciada até que o tríplice empate fosse anunciado.

Se a briga no masculino foi acirradíssima como nunca se viu, Ana Marcela Cunha não teve dificuldade para chegar a sua quarta vitória na quarta prova da  temporada. A nadadora baiana do SESI-SP colocou sete minutos de vantagem sobre Betina Lorscheitter e Gabriela Cordeiro Ferreira ambas do União que chegaram juntas para conquistar o segundo e terceiro lugares respectivamente.

Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquaticas

Ana Marcela completou a prova com 2 horas, 4 minutos e 36 segundos contra 2 horas, 11 minutos e 6 segundos de Betina, 2 horas 11 minutos e 8 segundos de Gabriela. As três também são as primeiras colocadas no ranking nacional da temporada.

O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas terá mais duas provas em novembro. São as etapas de Inema nos dias 13 e 15 de novembro nas distâncias de 7,5 e 5 quilômetros.

Na Copa Brasil de Águas Abertas, na distância de 5 quilômetros os campeões foram Luiz Lima do Gladiadores do Rio de Janeiro no masculino e Suelly Siqueira da ACEB da Bahia. Os resultados completos da prova, mesmo passadas 24 horas depois da disputa, ainda não foram publicados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário