pr21413-1
Faleceu ontem em Boca Raton aos 82 anos de idade o famoso e lendário treinador americano de natação Jack Nelson. Coach Nelson sofria com Alzheimer e estava internado em um centro desde junho.

Finalista olímpico dos 100 borboleta nos Jogos de Melbourne em 1956 quando terminou em quarto lugar, ele se tornou no primeiro e único a voltar a uma Olimpíada como Head Coach da Seleção Americana 20 anos depois nos Jogos de Montreal em 1976. Nesta Olimpíada, dirigindo o time feminino dos Estados Unidos, Coach Nelson teve que lidar numa das maiores pressões já sofridas. Afinal, das 13 provas disputadas, as alemãs orientais venceram 12. Sobrava apenas o revezamento 4×100 livre que encerrava a competição.

jack-nelson-swimmer-coach

Coach Nelson, contra tudo e contra todas as previsões possíveis, armou um grupo motivado e disposto a “dar o troco” as contestadas vitórias alemãs que depois viriam a tona como produto de um sistema de dopagem oficial. O revezamento feminino americano 4×100 livre de 1976 com Kim Peyton, Wendy Boglioli, Jill Sterkel e Shirley Babashoff fez história e anos depois seria considerado como o “Revezamento do Século” em homenagem prestada a Coach Nelson na Clínica Mundial da ASCA em 2000.

Jack Nelson chegou tarde a natação. Atleta versátil, só começou a nadar competitivamente com 21 anos de idade e quatro anos depois estava nos Jogos Olímpicos. Como treinador, comandou o histórico Fort Lauderdale Swim Team onde acumulou cinco campeões olímpicos e quatro recordistas mundiais além de dezenas de atletas olímpicos. Foi o treinador mais vezes campeão estadual em high school com 30 títulos, um a mais do que o seu ex-técnico Tom Lamar, o ex-recordista.

Fort Lauderdale se tornou a Meca da natação mundial recebendo centenas de nadadores internacionais em seus anos a frente da piscina do International Swimming Hall of Fame. Com carinho especial pelos brasileiros, Coach Nelson adorava escutar o nosso “Parabéns a você”, na opinião dele, “o melhor do mundo”.

Jack Nelson Swim Camp se tornou no mais famoso e visitado swim camp do mundo. Todos os anos, dezenas, as vezes centenas de atletas de todas as partes do planeta participavam de um programa em que ele fazia todos se sentirem benvindos e bem tratados. Coach Nelson mais do que um treinador, foi um formador de pessoas.

A frase que estampava as costas da camisa do Fort Lauderdale Swim Team representava muito bem a filosofia de seu trabalho e energia positiva que transmitiu a inúmeras gerações: “The access to the success is thru the mind”.

1 responder
  1. Flávio Barbosa
    Flávio Barbosa says:

    Se Dona Bertha Celeste Homem de Mello viva estivesse, seria grata a Jack Nelson por achar a versão brasileira do Happy Birthday a mais bonita do mundo. Uma pena que ela nos deixou em 1999…

    Vá em paz, Jack Nelson. E mande um beijo pra Dona Bertha!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário