Ontem se comemorou 7 anos da independência da República de Kosovo, declarada em 2008 de forma unilateral que teve imediato reconhecimento de algumas nações, mas até hoje segue reivindicada pela Sérvia. Kosovo é uma pequena área de 11 milhões de quilômetros quadrados e onde moram menos de dois milhões de pessoas. Os kosovos, na sua grande maioria de origem albanesa, é uma nação muito sofrida.

O território já fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano, e mais recente de países como Itália, Iugoslávia e Sérvia.

Independentes, Kosovo ganhou reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional em dezembro se tornando no 205o filiado ao COI e com direitos totais de estar no Rio 2016 para onde planeja mandar pelo menos 10 atletas. Uma delas, Majlinda Kelmendi, judoca campeã mundial e que esteve em Londres 2012 competindo pela Albânia. Este ano, Kosovo vai estrear no cenário internacional do esporte participando da primeira edição dos Jogos da Europa em Baku, no Azerbaijão.

not_logo

A filiação e o reconhecimento da FINA, completam 15 federações internacionais de esportes olímpicos a reconhecer a República de Kosovo. O anúncio da entrada do país na natação mundial combinou com o anúncio da declaração da FINA contra qualquer tipo de manifestação de discriminação em qualquer nível.

Kosovo vai enviar nadadores para os Jogos da Europa e também para o Mundial de Kazan, logo na Rússia uma das nações que mais tem sido contra a independência do país e ainda resiste em aceitar a sua entrada nas Nações Unidas.

cava-legenda

Quando se fala em natação e Kosovo, a primeira imagem que se vem a memória foi a camisa que Milorad Cavic, nadador da Sérvia, utilizou na cerimônia de premiação dos 50 borboleta do Campeonato Europeu de 2008. Em sérvio “Kosovo é da Sérvia” dizia a camisa de Cavic que terminou ali sua participação no Europeu. Foi expulso da competição, mas viajou em avião fretado pelo governo da Sérvia sendo recebido com grande festa pela população local e em cerimônia especial pelo Presidente da República, um herói.

O país não tem nenhuma piscina de 50 metros. A mais próxima da capital Pristina fica a cinco horas de distância na Macedônia. Rita Zeqiri é considerada a melhor nadadora do país e vem treinando há alguns anos em piscinas cedidas pelos maiores hotéis do país. Mais recentemente, seu pai construiu uma piscina de 25 metros na parte dos fundos da sua residência onde ela faz seus treinamentos para estrear para o mundo este ano e estar no Rio na próxima temporada.

Veja a matéria da TV catari Al Jazeera que fez uma reportagem especial com a nadadora.

Com a entrada de Kosovo, a FINA agora soma 208 países filiados, três a mais do que o COI, assim discriminados:

52 Europa
44 África
44 América
44 Ásia
16 Oceania

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário