A Seleção Brasileira não foi bem no revezamento 4×100 medley feminino nas eliminatórias deste domingo no encerramento do Mundial de Kazan.  A equipe terminou na 14a colocação, duas abaixo da vaga automática para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Entretanto, na final, duas equipes, Grã-Bretanha e Japão foram desclassificadas.

A dúvida é saber se a FINA e o COI consideram o Top 12 das eliminatórias ou o resultado completo, incluindo as finais. O regulamento é omisso neste aspecto. O texto em inglês indica: “The first 12 placed teams in each relay event at the 16th FINA World Championships in Kazan (RUS) in 2015 shall automatically qualify for the relay events at the 2016 Olympic Games”.

O texto apenas cita que os 12 primeiros colocados, não especificando se eliminatórias ou finais. Em 2011, no Mundial de Shanghai e também classificatório para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres tivemos situação semelhante e também no 4×100 medley feminino. Na época, Alemanha e Canadá foram desclassificados da prova dando lugares a França e Itália que haviam ficado respectivamente em 13o e 14o lugares. Nos Jogos de 2012, Alemanha e Canadá acabaram ganhando suas vagas pelo ranking mundial juntamente com Islândia e Hungria.

Confirmando que a situação é a mesma e a regra também, confira o texto da regra de classificação para os Jogos de 2012:

Screen Shot 2015-08-09 at 8.43.02 PM

 

E a regra de classificação dos Jogos do Rio 2016 mostrando que o texto é o mesmo confirmando que deverá ser seguido o mesmo procedimento:

Screen Shot 2015-08-09 at 8.40.44 PM

 

Para conferir o texto e a regra de classificação na íntegra veja aqui o regulamento completo:

Rio2016

Com a desclassificação dos revezamentos da Grã-Bretanha e Japão, as duas equipes que devem ser beneficiadas com a vaga são Finlândia e Brasil.

A Best Swimming entrou em contato com a comissão técnica do Brasil a respeito da situação e os mesmos ainda não estavam cientes desta situação. Mesmo assim, manifestaram que acreditam na classificação da equipe pela repescagem sem problemas. A CBDA deverá junto com o COB solicitar uma decisão oficial da FINA neste caso, mas pelo exposto acima fica claro que o Brasil ganhou a vaga.

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário