O paulista Samir Barel completou a Travessia do Canal da Mancha neste final de semana cruzando a tradicional e difícil travessia de 34 quilômetros que separa a Inglaterra da França. O desafio é considerado um dos maiores das águas abertas internacionais e o nadador brasileiro levou meses de preparação para enfrentar a prova.

Momentos antes da prova

Momentos antes da prova

Neste mês, a Travessia do Canal da Mancha comemora 140 anos desde que o capitão da Marinha inglesa Matthew Webb fez a prova largando de Dover chegando a nado sem qualquer auxílio na praia de Calais. Desde então, sem milhares de nadadores que todos os anos fazem fila tentando a travessia, mas somente um grupo limitado acaba conseguindo completar. Estatísticas indicam que apenas 10% alcança o objetivo.

O Brasil já teve outros destacados nadadores que completaram a prova do Canal de Mancha entre eles Abílio Couto que fez a prova três vezes e Igor de Souza que chegou a ser o melhor tempo do mundo em 1996 além de ter feito a prova ida e volta no ano seguinte.

260449_528615_canal_05

Samir Barel era velocista na sua juventude, participava de provas de 50 e 100 livre, 200 medley, com destaque a nível nacional. Estreou nas águas abertas em 2007 e tem participado das provas da Copa Brasil de Águas Abertas. Na sua prova de sábado, Barel nadou por 10 horas e 14 minutos completando 46 quilômetros nadados.

260449_528614_canal_04

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário