O Brasil talvez seja o único país do mundo que não tem recordes de categorias. A natação brasileira tem apenas recordes de campeonato. Este erro histórico deixa de valorizar o talento, o esforço e acima de tudo o desenvolvimento do esporte. Menos mal que as principais federações de natação do país (Rio de Janeiro e São Paulo) e algumas outras poucas pelo Brasil, ainda mantém um apurado controle dos resultados e reconhecem os recordes de cada categoria.

Neste final de semana, a Best Swimming esteve presente a disputa do Troféu Kako Kaminha, o Norte-Nordeste Mirim e Petiz disputado na piscina do Clube Português do Recife e que teve a AABB de Recife como campeã geral, levando quatro dos cinco troféus em disputa. Apenas no Petiz I, onde o Sport Clube do Recife foi o campeão, é que não deu AABB.

Nas performances individuais, uma chama a atenção. O maranhense Heitor Raiol completou uma temporada perfeita com mais quatro vitórias, somadas, são oito, com as outras quatro do primeiro semestre. Tudo o que o nadador do MAC Nina no Norte-Nordeste Mirim e Petiz participou, venceu.

E não são simples vitórias, são resultados expressivos, marcas que lhe colocam no topo do ranking nacional da categoria. Heitor venceu os 100 costas com 1:11.56, os 50 borboleta com 30.54 e os 50 livre com 28.86. A melhor delas, os 200 livre, um expressivo 2:12.61.

Estes 200 livre supera qualquer marca já obtida no país por um nadador da categoria Petiz I.

O melhor tempo registrado oficialmente no país para um nadador na prova dos 200 livre na categoria Petiz I pertencia a Leandro Odorici, atleta do Marina Barra Clube do Rio de Janeiro feito no Campeonato Carioca da categoria em dezembro do ano passado na piscina do Botafogo com 2:12.63.

Antes a melhor marca nacional era de Murilo Sartori, nadador do Rio Branco de Americana, que no Torneio Sudeste Mirim e Petiz de 2013 realizado em Vitória, no Espírito Santo, marcou 2:13.26.

A marca anterior feita por um nadador de 11 anos de idade nos 200 livre foi obtida pelo saudoso Guilherme Barbosa, no Campeonato Carioca de 1989 no Rio de Janeiro com 2:14.80.

Coach Nina com seu esquadrão em Recife

Coach Nina com seu esquadrão em Recife

Heitor Raiol faz parte do mais destacado clube do Maranhão, o MAC Nina sob o comando de Alexandre Nina que faz um trabalho de muito esforço e sempre garimpando talentos na região. É mais um destes talentos que o Coach Nina revela e coloca entre os melhores do país.

Desta vez, o feito se constitui na melhor performance dos 200 livre Petiz I da história da natação brasileira. Votos de congratulações para o nadador, seu treinador e o desejo de que continue a brilhar.

9 respostas
  1. Juliano Grahl
    Juliano Grahl says:

    Parabéns para o Heitor e para seu treinador , realmente uma marca excepcional. Coach, esta marca sempre me faz pensar no critério de categorias adotado no Brasil , o Heitor nasceu em 01 de Janeiro e claramente leva uma vantagem em relação ao atletas nascidos do meio do ano em diante.(Não estou desmerecendo a marca EXCEPCIONAL)
    Adotar o critério Americano e Australiano que as crianças vão mudando de categoria em suas datas de nascimento seria mais coerente e evitaria o grande abandono de atletas do segundo semestre que não conseguem as mesmas marcas de atletas do primeiro semestre. *Sempre lembrando que temos algumas exceções . Gostaria muito de ouvir sua opinião

  2. Juliane Reis
    Juliane Reis says:

    Parabéns….. Muito bom ver o esforço e dedicação de vcs pequenos….
    Por hora estamos na torcida aqui da nossa atleta Giovana Reis….
    E que nossos pequenos virem gigantes da natação mundo a fora!

  3. Digo
    Digo says:

    Parabéns a Heitor ,seus grandes resultados conseguiram até sobrepor o trabalho da AABB recife que já soma 5 títulos consecutivos com um brilhante trabalho dos Seus treinadores,o mais importante realmente era enaltecer o Nadador e não o Trabalho feito por este grande clube

  4. Eberh Feitosa
    Eberh Feitosa says:

    Coach, a Giovana Reis de Medeiros (2004) fez 2’14”46 nos 200 Livre próximo até da marca do Heitor Raiol (2004) 2’12”61, acho que a melhor marca brasileira de categoria era da Majda(que nem compete mais pelo Brasil) por volta de 2’16, não tenho certeza, mas acho que esse tempo da Giovana é RB de categoria se não, não deixa de ser uma excepcional marca!

  5. João
    João says:

    Pussieldi, se vc for ver o resultado do campeonato carioca petiz de verão do ano passado, vc vai poder ver incríveis marcas do Leandro no petiz 1, como 1:00 nos 100 livre

  6. João
    João says:

    Pussieldi, fui dá uma olhada no campeonato carioca petiz de inverno de 2014 e o Leandro fez incríveis marcas no petiz 1, como 1:00 nos 100 livre e os 2:12 nos 200. Pfv me corrija se eu estiver errado e se vc pudesse conferir lá eu iria agradecer MT 🙂

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário