Feliz aniversário para quem nasceu neste 29 de fevereiro! A Best Swimming raramente faz artigos para comemorar aniversários de atletas ou treinadores de destaque. Entretanto, o 29 de fevereiro é especial, é o dia a mais que o ano bissexto determina e um aniversário que só é comemorado a cada quatro anos.

Ano bissexto que foi criado para adaptar um calendário inventado pelo homem ao ciclo da natureza. É que a Terra demora 365 dias e um quarto para dar uma volta completa em torno do sol. Essas horas a mais são somadas e a cada quatro anos, fevereiro ganha um dia mais. A volta completa ao redor do sol leva 365 dias, 5 horas, 48 mintuos e 45,5 segundos. O ano bissexto foi criado ainda na Roma Antiga pelo Imperador Julio Cesar, 48 anos antes de Cristo.

Menos de 1% da população mundial é a quantidade de nascidos no dia 29 de fevereiro. No Brasil, até a década de 90, os pais das crianças nascidas na data tinham o opção do registro ou no dia anterior, 28 de fevereiro, ou no dia seguinte, 1o de março.

O nome bissexto deriva do termo em latim “bis sexstum” que prevê a repetição do sexto dia antes do começo de março.

Em toda a história das Olimpíadas, são apenas 82 atletas participantes dos Jogos Olímpicos que nasceram no dia 29 de fevereiro. O número é reduzido em relação a outras datas. Se comparados aos atletas olímpicos nascidos em 28 de fevereiro são 367 atletas, no dia 1o de março são 387.

Dos 82 atletas olímpicos que nasceram no dia 29 de fevereiro, apenas um é brasileiro. É o jogador de futebol Manoel Maria Barbosa dos Santos, olímpico em 1968 quando nossa seleção foi eliminada na primeira fase por Japão e Espanha. Manoel Maria é paraense de Belém e está completando 68 anos hoje.

Apenas dois nadadores olímpicos nasceram no raro 29 de fevereiro. A holandesa Linda Faber que foi olímpica em 1976 e está completando hoje 56 anos de idade. Faber tinha apenas 16 anos de idade e nadou a prova dos 400 livre (4:36.98) não passando das eliminatórias e também integrou o revezamento 4×100 livre holandês que terminou na quarta colocação.

cullen-jones-149764986-opt-400x295

O outro olímpico aniversariante do difícil 29 de fevereiro é Cullen Jones, duas vezes olímpico em 2008 e 2012, dono de quatro medalhas olímpicas, duas de ouro e duas de prata.

Cullen Jones nasceu de uma família pobre no Bronx, em Nova Iorque, e depois de quase morrer afogado passou a fazer aulas de natação. Foi um destacado nadador universitário até chegar a Seleção Nacional. Em Beijing 2008, Cullen Jones nadou apenas a prova do revezamento 4×100 livre integrando a equipe campeã e recordista mundial da prova ao lado de Michael Phelps, Garrett Weber Gale e Jason Lezak em memorável duelo contra os franceses.

Em 2012, Cullen Jones voltou para ganhar a sua primeira medalha olímpica individual, prata nos 50 livre além de integrar o revezamento campeão olímpico do 4×100 medley, nas eliminatórias, e o 4×100 livre desta vez medalhista de prata.

cullen-jones

Cullen Jones segue treinando para o Rio. Vai tentar a sua terceira Olimpíada treinando no SwimMac, clube da Carolina do Norte, onde é treinado por David Marsh.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário