A FINA anunciou ontem a suspensão do nadador peruano Mauricio Fiol por quatro anos pelo teste positivo para Estanozolol durante os Jogos Pan Americanos de Toronto no ano passado.

Fiol, 20 anos de idade, testou positivo no dia 12 de julho, dia de abertura dos Jogos Pan Americanos e obteve os melhores resultados de sua vida nos dias seguintes. No dia 14, foi medalha de prata nos 200 borboleta com 1:55.15, sua melhor marca anterior era 1:58.29.

Dois dias depois, Fiol foi o segundo mais rápido das eliminatórias nos 100 borboleta também com novo recorde nacional de seu país fazendo 52.25. Entre as eliminatórias e finais, o Comitê Peruano foi comunicado do teste positivo sendo obrigado a retirar o atleta da final.

No dia 25 de julho do ano passado, a ODEPA anunciou a suspensão dos resultados e perda de medalha de Mauricio Fiol. O nadador contratou o famoso advogado americano Howard Jaccobs, um dos maiores especialistas nos casos de doping do mundo.

Peruvian swimmer Mauricio Fiol arrives for a press conference to speak on the anti-doping exam that tested positive during the Pan American Games on July 16, 2015 in Toronto, Canada. Fiol, who won the silver medal in the Men's 200M Butterfly, was disqualified in the event.  AFP PHOTO / HECTOR RETAMAL

Peruvian swimmer Mauricio Fiol arrives for a press conference to speak on the anti-doping exam that tested positive during the Pan American Games on July 16, 2015 in Toronto, Canada. Fiol, who won the silver medal in the Men’s 200M Butterfly, was disqualified in the event. AFP PHOTO / HECTOR RETAMAL

No processo de defesa de Fiol a amostra B apresentou o mesmo resultado positivo da amostra A e todos os seus suplementos (onze) foram testados e nenhum apresentou sinais de contaminação para Estanozolol.

O julgamento de Fiol aconteceu em 4 de dezembro do ano passado e a decisão tomada pelo painel de doping da FINA com o suiço Robert Fox, o americano William Block e o australiano Peter Kerr da Austrália anunciada ontem.

Estanozolol é um potente esteróide anabólico e foi durante muitos anos o mais encontrado nos testes positivos dos nadadores brasileiros. Foram oito que testaram para a substância que produz ganho de massa muscular.

480700564-4170539877

No processo de defesa de Mauricio Fiol, além de testar os onze suplementos e não encontrar nenhum resquício de contaminação, o nadador indicou que foi submetido a injeções de vitamina B do remédio Norflex por um médico da delegação peruana no Pan.

A indicação de não saber como a substância entrou no seu organismo comprometeu o processo de defesa do peruano que levou a pena máxima de 4 anos de suspensão.

Mauricio Fiol vinha treinando regularmente com a equipe do Regatas Lima, seu clube em Lima, no Perú, além de participar de algumas travessias e promovendo algumas clínicas de natação. O nadador está suspenso até o dia 11 de julho de 2019.

Veja a prova dos 200 borboleta no Pan de Toronto:

https://www.youtube.com/watch?v=lW5UarE16_w

Com a perda da medalha de prata de Mauricio Fiol, o novo pódio dos 200 borboleta dos Jogos Pan Americanos de Toronto ficou:
1o Leonardo de Deus do Brasil 1:55.01
2o Zack Chetrat do Canadá 1:56.90
3o Alec Page do Canadá 1:58.01

Veja o documento na íntegra da decisão da FINA:

DecisaoFINA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário