FINA anunciou oficialmente o local e a data para a 3a edição do Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas a ser realizado na cidade de Hoorn, na Holanda, de 16 a 18 de julho. O evento estava marcado para Guadalajara no México e foi cancelado pela Federação Mexicana após não cumprir com as exigências financeiras da FINA.

O Mundial Júnior de Águas Abertas é disputado em duas categorias, Youth até 15 anos de idade e Junior até 18 anos de idade, nas provas de 5 e 7,5 quilômetros respectivamente para cada categoria, além da prova por equipes em 3 quilômetros.

Hoorn, fica localizado na região norte da Holanda, a 35 quilômetros de Amsterdam. É uma cidade centenária de 50 mil habitantes as margens do lago Markemeer, o maior e principal da Holanda.

10351450_937992082882584_8094971186178063887_n-640x360

O Brasil ganhou medalha de bronze no último Mundial em Budapeste na Hungria em 2014 na prova de equipes na categoria júnior com Viviane Jungblut, Yagoh Kubagawa e Marcos Vinicius Silva.

A CBDA anunciou em dezembro através de um boletim que não irá enviar equipe para a competição devido a “restrições orçamentárias’. Entretanto, semanas depois, durante a prova de abertura da temporada no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Porto Belo (SC), dirigentes da entidade informaram que ainda discutem a possibilidade do envio de uma equipe.

Abaixo o boletim da CBDA informando da não participação do Brasil na competição:

BoletimCBDA
Caso o Brasil participe do Mundial Júnior, e pelos resultados de Porto Belo, os convocados da equipe seriam:

Juvenil feminino –
Julia Nina da MAC Nina
Carol Hertel da MAC Nina

Juvenil masculino –
João Ricardo Miranda do Clube Curitibano
Herique Reis do Guarani FC

Júnior feminino –
Beatriz Dizotti do SESI-SP
Mariana Vignoli do União

Júnior masculino –
Matheus Hirota Costa do Esperia
David Alisson do Curitibano

2 respostas
  1. Claudio Costa
    Claudio Costa says:

    Para a categoria YOUTH (até 15 anos) do Mundial Júnior a reportagem está selecionando atletas que tem ou terão 16 anos na data da competição. Em minha opinião, os selecionados deveriam ser o 1º do Infantil e o 7º do Juvenil.

  2. Claudio Costa
    Claudio Costa says:

    Em caso de participação do Brasil, como funcionaria a convocação para a categoria YOUTH (até 15 anos) do Mundial Júnior? Porque os atletas juvenis, que foram classificados do 1º ao 6º lugar, tem ou terão 16 anos até a competição. No meu entender deveria ser convocado o 1º colocado Infantil e o 7º colocado Juvenil, em razão dos tempos obtidos. Estou errado?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário