Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial da FINA

O tempo estava bom, a brisa era calma, mas a disputa na água foi agitada. Uma correnteza no final até surpreendeu os nadadores na disputa da 5a edição da Travessia Internacional Renata Agondi que serviu como primeira etapa do Circuito Mundial da Copa do Mundo de Águas Abertas. 

Vitórias estrangeiras com Thomas Luz da Alemanha no masculino e Cecilia Biagioli no feminino. Se a vitória de Lurz, considerado o melhor nadador do mundo na modalidade poderia ser esperada, a argentina Biagioli surpreendeu todo mundo com a sua bela atuação, liderando quase desde o início ao fim. 

Lurz, de 31 anos, nove vezes campeão mundial, e vencedor do Circuito da Copa do Mundo em 2009, disputou a sua primeira prova no Brasil. Em segundo lugar chegou o grego Spyridon Gianiottis e o terceiro lugar para o espanhol Francisco Jose Ervas. Allan do Carmo foi o melhor brasileiro na prova, mantendo uma tradição de quatro anos. 

Se deu a lógica no masculino, no feminino foi zebra. Cecilia Biagioli é muito mais conhecida pelas suas performances na piscina do que nas águas abertas. Biagioli já esteve em três Olimpíadas (2000, 2004 e 2008) sempre pelas suas participações nas provas de 200 e 400 livre. No último Mundial de Roma, bateu o recorde sul-americano dos 400 livre (4:10:16), marca que ainda é sua. 

Treinada pelo irmão Claudio Biagioli, Cecilia já nadou vários campeonatos nacionais pelo Corinthians quando era treinada por Daniel Garimaldi onde foi por anos companheira de treino da chilena Kristel Kobrich. Este ano, Cecilia decidiu dedicar mais espaço as águas abertas e já venceu duas etapas do Grand Prix da FINA com vitórias nas provas de Rosario (15 quilômetros) e Santa Fé (57 quilômetros). 

Nadando forte desde o princípio, Biagioli conseguiu uma boa vantagem e chegou ao título nadando pela primeira vez em Santos. Poliana Okimoto chegou em segundo lugar e a venezuelana Andreina Pinto chegou na terceira posição. 

Campeã das duas últimas edições em Santos, Ana Marcela Cunha chegou em quarto lugar, o suficiente para garantir sua vaga para os Jogos Pan Americanos de Guadalajara. 

O Brasil garantiu quatro vagas para o Pan mas uma delas ainda está para ser anunciada quem é o verdadeiro dono. Isto porque uma chegada muito apertada, mas muito apertada mesmo, ainda vai definir qual dos Vitors que leva a vaga. Victor Colonese da Unisanta e Vitor Simões do ACEB chegaram juntos e a decisão será anunciada após a revisão do vídeo pela arbitragem. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário