Autor • Alex Pussieldi direto de Lima
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial do Mundial Júnior 2011

 

O dia começou bem agradável mas a noite esfriou um bocado. O primeiro dia do Mundial em Lima foi igual a todos por aqui nesta época, nublado e com muita umidade.

 

* O primeiro Mundial Júnior no Perú começou na hora e correu todo bem. Tivemos apenas uma pequena paralização durante as eliminatórias e não se sabe ao certo o que aconteceu, mas que houve alguma coisa houve.

*Deixarram passar batido o nadador do Egito que abriu o 4 x 100 livre masculino. O nadador caiu na água com dois trajes e foi desclassificado. É obrigação do banco de controle fazer esta inspeção. Passou batido e os árbitros pegaram lá na hora da prova.

* Estamos numa nova era das competições de natação. Assim como no Mundial de Shanghai, a onda agora é competição musical. Durante toda a competição, só não na hora da largada, uma balada constante batendo no sistema de som. No Mundial de Roma em 2009, era apenas durante as provas de fundo. Nos Mundiais Júniors de 2006 no Rio e em 2008 em Monterrey não tivemos qualquer música.

* O cerimonial de abertura do Mundial foi simples e bonito. A cultura peruana foi destacada apresentando os três tipos de povos: das montanhas, das cidades e da costa.

* Eduardo Vaz Guimarães, nadador do Pinheiros, foi o atleta indicado para carregar a bandeira do Brasil no desfile.

* Feio para Argentina e Costa Rica, únicos dois países que não mandaram seus atletas para o desfile.

* Cada país era liderado por um jovem nadador peruano que vestia uma roupa folclórica do respectivo país. No Brasil, a "baiana" era até bonita mas não combinou muito com o traje.

* O primeiro Mundial Júnior da era sem trajes vai ser o mais forte da história. Logo no primeiro dia foram seis recordes de campeonato. E um show dos baixinhos japoneses.

* Igual a Shanghai, os voluntários do Mundial Junior vestem camisas vermelhas com calças pretas.

* Que pena o acidente com Angelito Cassandra. O nadador brasileiro estava comodamente sentado no "call room" antes da semifinal dos 100 peito. A proximidade com a piscina de aquecimento acabou causando uma queda na piscina de roupa, cadeira e tudo mais. Angelito foi socorrido e ter passado por isso momentos antes da sua prova com certeza afetou o seu rendimento.

* A locução está sendo em duas línguas, como em todos os mundiais. Aqui o locutor inglês, Brian Gordon, faz um papel melhor do que a locução de Shanghai, já a locutora peruana perde feio para o entusiasmado chinês de Shanghai.

* O Mundial Júnior é válido como seletiva olímpica e a ucraniana Daryna Zevina tem tudo para conseguir a sua classificação para Londres. Ao marcar 1:00:92 nos 100 costas semifinal ficou a apenas um décimo da classificação automática para Londres. O tempo já foi recorde de campeonato.

* Com 58 países presentes é o evento esportivo da história do Peru com maior número de países participantes. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário