Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial da Copa do Mundo de Natação

 

Já se falou demais. Já se comentou demais. A FINA já recebeu inúmeras reclamações, solicitações de mudança mas não tem jeito. A Copa do Mundo de Natação chegou ao fundo do poço.

Os americanos foram os primeiros a pular fora. Eles sediavam uma etapa, quase sempre em New York, e viram que o evento não tinha sentido. Depois foram os australianos que também não se interessaram por realizar o mesmo.

O Brasil foi o último a pular fora. O Presidente da CBDA, Coaracy Nunes, demorou para ver a inviabilidade do evento que custa caro e não tem os melhores nadadores do mundo.

Um espetáculo caro e sem estrelas é o tipo da coisa que ninguém quer ver. Complica o trabalho da mídia, compromete a cobertura da televisão e afasta o público e, principalmente, os patrocinadores.

Para mim, a FINA está perdida. A Copa do Mundo, primeiro perdeu o glamour. Já não representa mais o Mundo, não tem os melhores nadadores, não tem uma boa disputa e tem sido "camuflada" com a presença de alguns poucos nadadores de expressão.

A segunda perda foi o sentido. O evento não tem relação com a temporada internacional, não desperta atenção e até mesmo o seu sistema de disputa não é atrativo

A FINA já reconheceu isso, até mesmo deixou de realizar o evento num ano para tentar reformular e trazer um projeto mais dinâmico e acima de tudo, atrativo. Falharam feio.

A última perda eu acho que é a pior. Perderam o respeito. Chamar o que está sendo disputado em Dubai de "Copa do Mundo" é uma afronta ao que há de melhor neste esporte.

Não tem como. O pequeno Emirados Árabes Unidos nunca havia colocado um só nadador na final de uma etapa de Copa do Mundo de natação. Estamos falando de 22 anos de Copa do Mundo. Pois  bem, só na primeira etapa de disputa em Dubai, 34 nadadores dos Emirados estiveram na final. Uau, que evolução fantástica da natação deste riquíssimo e pequeno país. O sarcasmo não pode ser maior pois ainda tivemos um punhado de nadadores de qualidade duvidosa chegando a final. Nadadores de Oman, Índia, Paquistão e Síria.

Tenho pena da Arena que deve ter pago caro para patrocinar o evento que hoje é o maior fracasso das competições organizadas pela FINA.

Menos mal que nas próximas etapas vamos ter a volta de Ian Thorpe, Libby Trickett e até mesmo Michael Phelps deve nadar a etapa de Moscou.

Chamar isso de Copa do Mundo é um desaforo! 

1 responder
  1. Diogo
    Diogo says:

    Nao sei a quantidade, mas pra ganhar ouro, tinha que nadar forte!
    Eu sou a favor das colas, podia ser melhor, eh verdade, mas sem elas, ia ser pior…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário