Da Assessoria de Comunicação da Unisanta

Captura de Tela 2013-01-15 às 18.20.48

Site oficial da maratona internacional de Santos

A atual campeã olímpica de Maratonas Aquáticas, a húngara Eva Risztov, a bicampeã mundial da modalidade, a brasileira Ana Marcela Cunha, e o medalhista de prata em Londres, o alemão Thomas Lurz, estão entre os cerca de 100 atletas da elite mundial que participarão da 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi, no próximo dia 27, na praia da Aparecida.

O evento abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2013, e integra as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A etapa brasileira é realizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), com chancela da Fina e da CBDA.

Entre os países que estreiam na etapa brasileira, estão a Hungria e o Japão. A equipe japonesa participa pela primeira vez de uma etapa do Circuito fora da Ásia e optou pela Maratona de Santos a partir dos relatórios da FINA que consideram a prova brasileira uma das mais seguras e organizadas. A Inglaterra marca presença com uma equipe renovada, visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Itália e Rússia continuam como as potências da modalidade. O Brasil estará representado por atletas como Luiz Rogério Arapiraca e as revelações Victor Simões e Victor Colonese, todos da Unisanta, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona, entre outros campeões.

Estão confirmados até o momento os seguintes países: Brasil, Alemanha, Portugal, Itália, Inglaterra, Rússia, França, Hungria, Canadá, Estados Unidos, México, Japão, Rússia e Ucrânia.

Chip – Outra novidade na etapa é a utilização de chips. Os nadadores usarão chips nos dois pulsos, que funcionarão como mais um modo de identificação dos atletas na chegada.

Organização e segurança – A 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Câmara Agondi é definida pela Federação Internacional de Natação (Fina) como referência em termos de organização e, sobretudo, segurança. Iniciada em setembro de 2005, a Travessia despontou como alavanca propulsora das maratonas no Brasil.

“Desde nossa primeira edição, temos tomado todas as medidas para oferecer o máximo de segurança e conforto aos atletas, técnicos, dirigentes e o público em geral. Essas ações, além de alcançarem seus objetivos, têm o pleno reconhecimento da Fina”, afirma o diretor técnico da prova santista, Igor de Souza.

Segundo Souza, “a prova de Santos ganha o aval total da organização máxima do esporte em todos os seus aspectos, sobretudo em termos de segurança. Isso, porém, ao invés de nos envaidecer, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso de oferecer a todos os envolvidos uma disputa com todos os cuidados nos mínimos detalhes”, afirma.

Cerca de 300 pessoas estão envolvidas na organização da prova. Dentre os serviços prestados estão embarcações oficiais e de segurança, tais como: Bombeiros, barcos de segurança, salva-vidas infláveis, Capitania dos Portos, caiaques, Lancha UTI, Helicóptero, ambulâncias, lanchas rápidas para os árbitros e barcos de contorno / alimentação, entre outros.

Como foi em 2012 – O grego Spyridon Gianniotis venceu, no masculino, a edição da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta no ano passado. Gianniotis completou a prova no tempo de 2h11min39s. Em segundo lugar, no masculino, ficou Nicola Bolzonello, da Itália, e em terceiro, Richard Weinberger, do Canadá. A italiana Martina Grimaldi chegou em primeiro entre as mulheres, seguida por Ângela Maurer, da Alemanha, e pela brasileira Ana Marcela Cunha, em terceiro.

Circuito – O circuito da FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2013 tem início em Santos (BRA), em 27 de janeiro, seguido das etapas: Viedma (ARG), em 2 de fevereiro; Eilat (ISR), em 1º de março; Cancun (MEX), em 13 de abril; Lac St-Jean (CAN), em 25 de julho; Lac Megantic (CAN) em 10 de agosto; Hong Kong (HKG), em 6 de outubro; e Shantou (CHN) em 13 de outubro.

Site oficial: http://www.unisanta.br/maratona/index2.asp

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário