A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta terça-feira, dia 29, que a chinesa Li Zhesi, ex-recordista mundial, foi suspensa por dois anos após testar positivo para EPO em um exame antidoping. A entidade explicou que o treinador da nadadora, Wang Jun, acabou sendo punido também pela Federação Chinesa de Natação pelo envolvimento no caso, também por dois anos. A atleta também levou uma multa de RMB 5000 (Yuan Renminbi Chinês – cerca de 800 dólares).

20120609-li-zhesi-uszo3

Li Zhesi: nenhum teste conduzido em 2011?

Li Zhesi deu positivo em exame antidoping realizado em março de 2012, fora do período de competição. O resultado do teste foi revelado semanas antes do começo dos Jogos de Londres, o que a deixou fora da última edição da Olimpíada. Aliás, junto com o anúncio dela, a CHINADA – Agência Chinesa Anti-Doping – também anunciou outros 3 casos em outros esportes. A punição começou retroativa a partir de março de 2012 e vale por dois anos para a atleta e técnico.

A Federação da província chinesa de Liaoning também foi advertida e – aqui está uma boa idéia – obrigada a custear 20 exames anti-doping.

A estatística para a China voltou a relaxar: 27 nadadores e nadadoras chinesas foram testados fora de competição ano passado. Já em 2011, foram 44. E em 2010 foram 62.

O fantasma do EPO e as dúvidas sobre os resultados limpos também tem um pouco de culpa da Fina, já que a mesma Li Zhesi foi testada 3 vezes fora de competição em 2010 e nenhuma vez em 2011, tanto fora quanto dentro de competição.

Aos 14 anos, Li Zhesi nadou o estilo livre na equipe de revezamento 4×100 metros medley da China que bateu o recorde mundial e venceu a prova no Mundial de Esportes Aquáticos de 2009, em Roma. Essa marca foi quebrada pelos Estados Unidos nos Jogos de Londres.

A chinesa também faturou a medalha de prata na mesma prova no Mundial de 2011, disputado em Xangai, além de ter conquistado o ouro nos 50 metros livre dos Jogos Asiáticos de 2010, realizados em Guangzou.

No ano passado, foram 24 casos positivos envolvendo as 5 modalidades aquáticas. O Brasil contribuiu com a lista incluindo 7 nomes, ou 29% do total.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário