Logo dos Jogos Nacionais da China (Divulgação)

Logo dos Jogos Nacionais da China (Divulgação)

Fica difícil entender o porquê dos resultados tão fortes dos Jogos Nacionais da China num ano pós Olimpíada e pouco mais de um mês depois do Campeonato Mundial de Barcelona. A questão é realmente cultural, e bem provável, econômica.

Os Jogos Nacionais da China é um evento de grande magnitude, talvez sem parâmetros ao redor do mundo. Nasceu em 1910 ainda na Dinastia Qing e foi realizado até 1948. Voltou em 1959, agora com a organização do Estado da República Popular da China que transformou os Jogos numa grande ação política de impacto em toda sociedade. Não foi a toa que o Presidente Xi JInping e vários membros do Parlamento do Povo estavam na cerimônia de abertura no dia 31 de agosto.

Esta é a 12a edição dos Jogos e todas as 38 Províncias chinesas, mais Hong Kong e Macau, participam da competição, sendo que estas duas sem contar para o quadro de medalhas. Quase 10 mil atletas participaram das competições que se desenrolaram por 12 dias espalhados em 14 cidades da Província de Liaoning, no nordeste do país, escolhida num processo de candidatura tão sério como nos Jogos Olímpicos. Foram 350 provas em 31 esportes, lembrando que na Olimpíada do Rio vão ser 28 esportes. Até tocha e o tradicional revezamento pelo país a competição teve.

Mapa da tocha dos Jogos Nacionais da China (divulgação)

Mapa da tocha dos Jogos Nacionais da China (divulgação)

A competição vale muito, politicamente e financeiramente. É pelos resultados destes Jogos que a verba oficial é dividida entre as Províncias, atletas e treinadores. O evento é quadrienal  e tem uma preparação e organização a nível de eventos como Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos.

Ningjing o mascote (divulgação)

Ningjing o mascote (divulgação)

Ningning é o nome do simpático Leão Marinho escolhido como mascote dos Jogos. Liaoning é a única reserva natural da China onde se encontram animais desta espécie.

Os Jogos ainda tem um complicado sistema de medalhas, ou melhor, bonificação de medalhas. No sentido de incentivar e valorizar os resultados olímpicos, as Províncias que tiveram atletas medalhistas nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver em 2010 e no de Verão em Londres no ano passado foram “agraciados” com esta, pelo menos esquisita, premiação.

Campeões olímpicos ganharam automaticamente duas medalhas de ouro no quadro de medalhas para suas equipes. Recordes mundiais batidos nas Olimpíadas também adicionaram mais uma medalha de ouro. Para as medalhas em provas de duplas ou equipes, cada integrante levou um ouro para seu time.

Assim, antes mesmo de começar os Jogos, a Província de Heilonjiang já acumulava 43 medalhas, sendo 17 de ouro. Sun Yang, antes mesmo de cair na piscina, já tinha cinco medalhas de ouro graças a sua campanha de Londres.

Estudantes militares na cerimonia de abertura (Reuters)

Estudantes militares na cerimonia de abertura (Reuters)

Na disputa dos Jogos, outros fatos interessantes que merecem destaque. Numa partida decisiva do rugby feminino, uma equipe revoltada com a arbitragem simplesmente abandonou a partida. Nas águas abertas, um confronto que parecia uma briga assistido por todos e registrado pelos fotógrafos não representou em nada de desclassificação, apenas uma das nadadoras não conseguiu terminar a prova. Menos mal foi numa competição de windsurf onde uma concorrente deixou a sua prova para salvar uma adversária que estava se afogando. Nada de muito mais estranho do que as competições de futebol, basquete e volei que dão medalha até o nono lugar, isso mesmo, parece o famoso troféu de participação onde todos são vencedores.

E o que dizer do mais incrível gol contra da história? Coisas dos Jogos Nacionais da China.

http://www.youtube.com/watch?v=6Wr6t9Yln0E

Revezamento de Shanghai campeão do 4 x100 medley última prova da competição (SINA)

Revezamento de Shanghai campeão do 4 x100 medley última prova da competição (SINA)

Na piscina, vimos uma das mais fortes competições nacionais dos últimos anos. Sem dúvida, a mais forte a nível mundial deste ano. Não foi a toa assistir quatro recordes asiáticos serem quebrados, alguns deles mais de uma vez. A conta ainda aumenta para mais três recordes chineses.

Mais que isso, das 32 provas disputadas, os chineses tiveram melhores tempos em 24 provas em Liaoning do que no Mundial de Barcelona. Nas provas femininas, todos os resultados de Liaoning foram melhores do que Barcelona. Aqui fica evidente os rumores surgidos ainda em abril durante a Seletiva para o Mundial quando foi dito que alguns nadadores haviam nadado a competição pesados ou sem interesse de pegar a equipe que iria a Barcelona. A opção era ficar “em casa” treinando para os Jogos Nacionais. Também se explica a patética equipe enviada para o Mundial Júnior de Dubai onde nem chegar as finais os chineses conseguiram.

Tivemos vários atletas chineses que nadaram melhor em Liaoning do que em Barcelona. A recordista mundial Ye Shiwen é um perfeito exemplo disso. Em Barcelona, ficou em modestíssimos quarto lugar nos 200 medley com 2:10:48 e em sétima nos 400 medley com 4:38:51. Agora nos Jogos da China, venceu as duas provas com 2:09:28 e 4:31:59, ambas marcas lhe colocando como terceira do ranking mundial deste ano.

Ye Shiwen após sua vitória nos 400 medley (SINA)

Ye Shiwen após sua vitória nos 400 medley (SINA)

Sun Yang foi a maior estrela da natação e dos Jogos. Se tornou o primeiro da história a conquistar cinco medalhas de ouro nas provas de 200, 400, 1500 livre, mais os revezamentos 4 x 100 e 4 x 200 livre. Ainda foi bronze nos 100 livre com uma marca impressionante de 48:94. O seu melhor mesmo foi nos 200 livre com novo recorde asiático de 1:44:47. Se tivesse nadado a prova em Barcelona seria prata, somente atrás do campeão olímpico e mundial Yannick Agnel.

Nas outras provas, Yang nadou para vencer, nada de especial. Nos 1500 livre, nadou abaixo dos 15 minutos pela 20a vez, mas sua marca foi apenas a 16a no ranking pessoal. O nível da prova foi muito forte com quatro nadadores abaixo dos 15 minutos, coisa que jamais havia acontecido em qualquer competição nacional na história. Já prevendo esta dificuldade, Yang abriu mão de nadar o revezamento 4 x 100 medley da província de Zejhiang  nas eliminatórias o que lhe daria a sua sexta medalha de ouro.

Sun Yang comemora o 4 x 200 livre sua quarta de ouro (Sina)

Sun Yang comemora o 4 x 200 livre sua quarta de ouro (Sina)

Despedida em alto estilo para um dos maiores nadadores chineses da história. Wu Peng havia anunciado que faria sua despedida ainda no Mundial de Barcelona quando ficou em terceiro lugar nos 200 borboleta. Nos Jogos Nacionais, ele chegou a um inédito tetra campeão da prova que lhe fez famoso por ser o primeiro a derrotar Michael Phelps (mais de uma vez) na distância. Peng ainda foi ouro nos revezamentos 4 x 200 livre e 4 x 100 medley além de um bronze nos 100 borboleta.

A natação chinesa provou estar numa evolução incrível e os resultados deixam muitos especialistas céticos. Alguns nomes, como da vencedora dos 200 e 400 livre feminino, Cao Yue com baixadas de três segundos nos 200 e seis nos 400. Uma desconhecida que nunca pegou a Seleção Absoluta da China e agora ocupa a sexta posição do ranking mundial dos 200 livre e a quarta nos 400. Coisas que só se vê na China.

O medo de tudo isso é um só: doping! Dias antes dos Jogos, oito atletas foram suspensos e banidos, nenhum dos casos era da natação. Acontece como estes Jogos valem tanto, mas tanto, que a ameaça do doping é sempre presente. A influência política e econômica determina um alto grau de interesse das autoridades mas também de cobrança. A rivalidade das Províncias é muito grande e a acusação de resultados “fabricados” é mútua.

Uma coisa é certa, ou os chineses estão “escondendo” muito bem o programa de doping, ou estão treinando demais, pois os resultados foram espetaculares.

 

Ning Zetao comemora sua vitória nos 50 livre (SINA)

Ning Zetao comemora sua vitória nos 50 livre (SINA)

Recordes asiáticos batidos nos Jogos da China

50 livre masculino – Ning Zetao 21:91

100 livre masculino – Ning Zetao 48:27

200 livre masculino – Sun Yang 1:44:47

800 livre feminino – Xin Xin 8:19:43

 

Recordes nacionais batidos nos Jogos da China

100 peito masculino – Xie Zhi 1:00:31

200 peito masculino – Mao Fellian 2:10:25

400 medley masculino – Wang Shun 4:09:10

 

Provas em que os resultados dos vencedores teve melhor resultado do que o melhor chinês em Barcelona:

Masculino – 50 livre, 100 livre, 200 livre, 100 costas, 100 peito, 200 peito, 100 borboleta, 200 borboleta, 400medley, 4 x 100 medley, 4 x 100 livre.

Feminino – 50 livre, 100 livre, 200 livre, 400 livre, 800 livre, 100 costas, 200 costas, 100 peito, 200 peito, 100 borboleta, 200 borboleta, 200 medley, 400 medley , 4 x 100 livre.

 

Provas em que os resultados dos chineses teve melhor resultado em Barcelona do que nos Jogos Nacionais:

Masculino – 400 livre, 1500 livre, 200 costas,  200 borboleta, 200 medley, 4 x 200 livre.

Feminino – 4 x 200 livre, 4 x100 medley.

 

Confira o site oficial dos Jogos Nacionais da China:

http://www.liaoning2013.com.cn/

Imagens dos Jogos Nacionais da China pela TV oficial da competição:

http://www.youtube.com/watch?v=b-A9RodmAXM

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário