Holandês Jacco Verhaeren novo Head Coach da Seleção Australiana.

Holandês Jacco Verhaeren novo Head Coach da Seleção Australiana.

O BHP Billiton Aquatic Super Series marca o início de uma nova era na natação australiana. Anunciado em outubro do ano passado, o holandês Jacco Verhaeren, fará a sua estréia como head coach da seleção nacional no duelo frente as equipes do Brasil, Japão, China e África do Sul.

Verhaeren é uma das tantas mudanças que foram determinadas depois do conturbado ambiente e péssima performance dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O resultado de então, 10 medalhas , sendo uma de ouro, seis de prata e três de bronze, foi a pior campanha da natação australiana olímpica nos úlitmos 20 anos.

Desde então, o escândalo do Stilnox, e o ambiente e cultura “tóxica” da natação australiana gerou uma série de mudanças. A palavra tóxica foi do próprio relatório encomendado por uma análise independente que sugeriu uma reformulação no sistema da natação da Austrália.

E assim foi feito. O novo Presidente da Federação John Bertrand foi buscar um novo Diretor Técnico Michael Scott que estava há anos na Grã-Bretanha e tirou da Holanda o seu Head Coach, Jacco Verhaeren.

Verhaeren substitui a Leigh Nugent que foi um dos poucos punidos pelos episódios de Londres e do training camp em Manchester. Nugent está banido para sempre de qualquer seleção olímpica pelo comitê daquele país.

Mudanças e principalmente uma nova filosofia, de objetivos altos e arrojados. Os australianos querem ser o número um da natação mundial até 2020. Para isso, Verhaeren aceitou o desafio. Ele que conseguiu colocar a Holanda em sétimo em Beijing 2008 e subiu para quarto nos Jogos de Londres de 2012.

Verhaeren na época em que treinava Pieter van den Hoogendand.

Verhaeren na época em que treinava Pieter van den Hoogendand.

Treinador jovem, 44 anos, esteve nas Seleções Olímpicas da Holanda desde 1996. Pelas suas mãos, passaram nomes como Pieter van den Hoogenband, Inge de Bruin, Marleen Veldhuis e Ranomi Kromowidjojo.

Verhaeren já não estava na borda desde os Jogos de Londres. Assumiu a função de diretor técnico passando a seu ex-nadador e medalhista olímpico Marcel Wouda o comando e a função de treinador principal. Wouda já enfrenta problemas e vários de seus principais nadadores deixaram o programa, inclusive Ranomi Kromowidjojo.

Verhaeren com Kromowidjojo no dia do lançamento do Arena Carbon Pro laranja.

Verhaeren com Kromowidjojo no dia do lançamento do Arena Carbon Pro laranja.

Se a mudança de Verhaeren para Wouda não está sendo fácil, a vinda de Verhaeren para a natação australiana também não vai ser. Quando da sua contratação foram vários jornais que criticaram a vinda de um treinador do exterior para “arrumar” a casa.

O trabalho recém iniciado ainda não pode ser avaliado, mas algumas mudanças já geraram algumas discussões. A primeira delas foi a limitação do treinamento de atletas estrangeiros no país. Foram credenciados 12 centros de elite com potencial de medalhistas olímpicos após identificação da Federação Australiana. Tais centros receberam fundos na preparação e programação destes atletas. Outros três centros também foram listados como possíveis potencial de medalha e poderão ganhar a condição de centro credenciado com os resultados a serem alcançados.

Verhaeren com Inge de Bruin.

Verhaeren com Inge de Bruin.

Para estes centros, qualquer atleta estrangeiro que quiser treinar por lá deverá ter o seu nome apresentado a Federação Australiana que poderá autorizar ou não o seu ingresso no programa. Segundo o diretor técnico Michael Scott cada caso será analisado individualmente, mas o objetivo é evitar o grande esforço que os treinadores australianos tem aplicado nos atletas estrangeiros em detrimento dos nadadores australianos.

A temporada e o trabalho de Jacco Verhaeren inicia na próxima semana com o BHP Billiton Aquatic Super Series em Perth. Depois disso, o Campeonato Nacional e seletiva da Seleção será em abril em Brisbane de 1o a 6. Serão escolhidas as seleções que vão para o Commonwealth Games de 23 de julho a 3 de agosto na Escócia e para o Pan Pacífico de 21 a 24 de agosto na Golden Coast da Austrália.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário