Imagem da entrevista coletiva de Ivan Enderica.

Imagem da entrevista coletiva de Ivan Enderica.

O equatoriano Ivan Enderica campeão dos Jogos Odesur das provas de 5 e 10 quilômetros em 2010 testou positivo em exame anti-doping realizado em novembro do ano passado. O nadador que foi olímpico em 2012 já estava escalado para participar do Odesur deste ano foi retirado da seleção do Equador enquanto aguarda a decisão da FINA com relação ao seu caso de doping.

Enderica testou positivo após as vitórias nos 5 e 10 quilômetros dos Jogos Bolivarianos do ano passado no Perú. O resultado da amostra A foi apresentado no dia 24 de dezembro indicando a presença de Clenbuterol, um vaso dilatador que atua diretamente na capacidade respiratória do nadador. É a mesma substância que a americana Jessica Hardy testou as vésperas dos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing. Por solicitação do atleta, a amostra B foi analisada e no dia 13 de fevereiro confirmou o resultado do exame anterior.

Hoje, em entrevista coletiva na cidade de Cuenca, no Equador, Ivan Enderica junto de representantes do Governo local e de sua família, apresentou os motivos de tal teste positivo. Também estava presente o médico Fabia Davila que indicou ter receitado o xarope Cremboxil para o atleta alguns dias antes dos Jogos Bolivarianos pois o mesmo estava com uma forte gripe.

De acordo com o médico, o xarope foi receitado por três dias e consumido duas vezes ao dia. Na sua declaração, o médico equatoriano também indicou que o medicamento deveria ser totalmente eliminado pelo atleta em 72 horas o que acabou não acontecendo. Rastros de Clenbuterol foram encontrados tanto na amostra A como na amostra B.

Mesmo com a confirmação do teste, nem a Federação Equatoriana nem a FINA se manifestaram sobre o caso que vazou para a imprensa equatoriana motivo pela qual Ivan Enderica decidiu fazer a entrevista coletiva para explicar o caso. Até uma definição do seu caso e possível apelação ao Tribunal da Corte Suprema do Esporte, Ivan vai continuar treinando mas sem poder competir como indicou na entrevista.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, Ivan ficou em 21o lugar na prova dos 10 quilômetros. Este ano, ele também participou da primeira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas em Viedma na Argentina finalizando na 23a colocação.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário