A penúltima competição do calendário do primeiro – e conturbado – semestre do Rio de Janeiro continuou a mostrar que o Fluminense Football Club é a melhor equipe da futura sede olímpica, conquistando 3 dos 4 títulos em disputa pelo Campeonato Carioca Infantil a Sênior de Inverno, realizado na piscina de 25 metros do Botafogo Futebol e Regatas. Participaram 413 atletas de 11 entidades do Rio, mais duas convidadas.
Os títulos do Fluminense foram no infantil, juvenil e sênior, enquanto que o Clube de Regatas Flamengo levou tranquilamente o título na categoria junior, com 54 vitórias em 110 possíveis.
Confira a classificação completa: Campeonato Carioca – pontuação final
Foram 19 recordes de campeonato, mais 19 recordes estaduais de categoria, não necessariamente nas mesmas provas, mais dois recordes estaduais absoluto, um veio nas braçadas de uma inspirada Nathalia Almeida nos 200m medley com 2:16.57. Maria Luiza Pessanha, destaque do último Campeonato Brasileiro Infantil, fez novas marcas que a colocam no top 10 do ranking nacional absoluto: 1:03.35 nos 100m costas e 2:17.40 nos 200m costas, totalizando 4 vitórias e novamente 4 recordes estaduais de categoria e maior pontuadora do campeonato acumulando 184 pontos.
O nadador infantil 1 do Tijuca Tênis Clube Eduardo Martiniano foi o maior pontuador da competição no naipe masculino, com também 184 pontos possíveis (4 vitórias mais 4 recordes estaduais de categoria), simplesmente o melhor do Brasil no infantil 1 nas provas em que nadou (100m livre, 50 e 100m borboleta e 100m medley), feito aliás que repete agora em piscina curta o que ele já havia mostrado em piscina longa em Recife no último Brasileiro Infantil.
Campeonato Carioca – troféu eficiência
Outro bom resultado foi de Jhennifer da Conceição, do Flamengo, que além de vencer 4 provas levou o melhor índice técnico no junior 1 pelo resultado dos 100m peito, 1:10.87, número 2 do ranking nacional absoluto atrás de Ana Carla Carvalho, que marcou 1:09.58 no Campeonato Paulista em maio. Outra veterana que voltou a figurar no topo é Daiene Dias, do Botafogo, que levou o melhor índice técnico nos 50m borboleta sênior com 27.12, número 3 do ranking nacional, e melhor resultado técnico da competição de acordo com o relatório emitido pela FARJ, além de ser o outro recorde carioca absoluto, ao lado de Nathalia Almeida.
Do lado masculino, Luiz Altamir Melo, do Flamengo, outro nome cotado para a seleção de 2016, venceu os 400m livre com 3:50.44, resultado que também lhe deu o melhor índice técnico no junior 2. O veterano Diego Uchoa , do Fluminense, surpreendeu levando o melhor índice técnico sênior nos 200m peito com 2:13.16.
Os outros nomes que levaram o melhor índice técnico em suas categorias são Carolina Rodrigues (infantil 1), Nathalia Almeida (junior 2), Francisco Coutinho (infantil 2) e Breno Correa (juvenil 1) do Flamengo, Maria Eduarda Dutra (juvenil 1)Victor Hugo Oliveira (infantil 1), Kalel Damas (juvenil 2) e Vinícius Figueiredo (junior 1) do Fluminense, e Amanda de Paula (juvenil 2) do Botafogo.
Coach o tempo do Luiz Altamir nos 400L foi de 3:50.44 e não 4:50.44
Caro coach,
O Kaio que vc se referiu no noticiário, não é o Kaio Márcio e sim Kaio César Souza,excelente nadador de costas e várias vezes campeão brasileiro nas categorias inferiores.
Ele tb pertence ao Fluminense assim como Kaio Márcio pertenceu durante vários anos.
Abs
CHICO BIOCA