A Seleção Brasileira já chegou a Portugal onde no sábado participa da terceira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas com a prova da Baía de Setúbal. O grupo viajou com quatro mulheres (Ana Marcela Cunha, Bettina Lorscheitter, Gabriela Ferreira e Poliana Okimoto) e cinco homens (Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Fernando Ponte, Luis Gustavo Barros e Samuel de Bona).

A Copa do Mundo da FINA já teve as provas de Viedma na Argentina e Cancún no México e o Brasil foi muito bem com UMA vitória e de dobradinha no feminino. Poliana Okimoto venceu uma e ficou em segundo na outra  com Ana Marcela em segundo e terceiro lugares colocando as brasileiras no alto do ranking da temporada. Poliana lidera com 38 pontos e Ana Marcela está em segundo com 34.

No masculino, o líder da temporada é o italiano Simone Ruffini com 26 pontos e Diogo Villarinho é o melhor brasileiro no ranking aparecendo em sexto lugar com 18 pontos. Allan do Carmo vem logo atrás, em sétimo com 17 pontos.

O sistema atual da Copa do Mundo de Águas Abertas é utilizado pela FINA desde 2007. Desde então, o Brasil já foi campeão com Poliana Okimoto em 2009 e Ana Marcela nos anos de 2010 e 2012. Poliana ainda acumula o título de maior vencedora de provas da história do circuito com 17 conquistas. Ana Marcela já ganhou nove vezes.

No masculino, Samuel de Bona é o único brasileiro que já venceu uma das etapas ad Copa do Mundo. Ele ganhou a oitava e última prova da temporada passada em Shantou na China. O alemão Thomas Lurz é o maior vencedor do circuito com 20 títulos.

Na temporada passada, Ana Marcela venceu a etapa de Eilat em Israel e Poliana venceu as duas últimas provas do ano em Hong Kong e Shantou.

A prova de Setúbal já sediou sete etapas internacionais da FINA e foi sede da seletiva olímpica para Londres em 2012. A última vez que a prova esteve no calendário da Copa do Mundo foi em 2011 quando o grego Spyridion Giannotis e a alemã Angela Maurer se sagraram campeões.

Desde 2007, as brasileiras já venceram duas vezes em Setúbal: Ana Marcela em 2008 e Poliana no ano seguinte. Entre os homens, o melhor resultado foi em 2009 quando Allan do Carmo chegou na terceira colocação.

A prova está marcada para este sábado a partir das 16 horas horário local, meio dia no Brasil. A prova masculina é que larga antes e as mulheres 10 minutos depois. O circuito será no Parque Urbano de Albarquel, em um formato de retângulo de 1.666 metros, com seis voltas para completar os 10 quilômetros de prova.

Participam 23 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Croácia, Equador, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Macedônia, Malásia, Portugal e Venezuela.

São 104 nadadores, 54 no masculino e 50 no feminino. O evento ainda tem um festival local de águas abertas que reunirá centenas de nadadores para uma prova de 1,5 quilômetros a ser realizada no sábado pela manhã.

Depois de Setúbal, a Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA ainda vai ter mais cinco provas: três no Canadá (Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic), mais uma na China em Chun’an e Hong Kong fechando a temporada.

Ranking Top 10 feminino da temporada:
1o Poliana Okimoto do Brasil 38 pontos
2o Ana Marcela Cunha do Brasil 34 pontos
3o Martina Grimaldi da Itália 28 pontos
4o Rachele Bruni da Itália 24 pontos
5o Angela Maurer da Alemanha 16 pontos
6o Aurelie Muller da Alemanha 14 pontos
7o Samantha Arevalo do Equador
Christinne Jennings dos Estados Unidos 12 pontos
9o Finnia Wunram da Alemanha 10 pontos
10o Isabelle Hale da Alemanha 8 pontos

Ranking Top 10 masculino da temporda:
1o Simone Ruffini da Itália 26 pontos
2o Christian Reichert da Alemanha
Thomas Lurz da Alemanha 24 pontos
4o Thomas Allen ad Grã-Bretanha
Andreas Waschburger da Alemanha 20 pontos
6o Diogo Villarinho do Brasil 18 pontos
7o Allan do Carmo do Brasil 17 pontos
8o Federico Vanelli da Itália
Matteo Furlan da Itália
Mario Sanzullo da Itália 14 pontos

3 respostas
  1. Master G
    Master G says:

    Não coach, estou me referindo as Etapas de Viedma e Cancun que vc citou no segundo parágrafo como dobradinhas Poliana em primeiro e Ana Marcela em segundo mas não foi assim, foi um primeiro e um segundo de Poliana com um segundo e um terceiro de Ana Marcela. Já em Setúbal as duas ganharam uma vez cada.

  2. Master G
    Master G says:

    Coach, uma pequena correção, Poliana venceu uma e foi segundo na outra prova que teve Martina Grimaldi da Itália vencedora, Ana Marcela foi segundo e terceiro. Aproveito para perguntar se alguém pode explicar o critério da CBDA para convocar 5 nadadores do GNU????? qual a seletiva usada? onde isso foi avisado? em que boletim? enfim, mais uma prova de protecionismo gratuito…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário