Daqui exatamente 365 dias começa o maior evento esportivo das Américas. É a 17a edição dos Jogos Pan Americanos em Toronto, voltando ao Canadá pela terceira vez. São 41 países na disputa de 36 esportes dos quais metade deles vão valer como qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Capa do Toronto Star de hoje.

Capa do Toronto Star de hoje.

“United we play” diz o lema dos Jogos Pan Americanos de Toronto 2015, mas faltando um ano para a sua abertura no Estádio Rogers Centre, o assunto não tem a unanimidade da população local. O jornal Toronto Star na sua edição de hoje destaca na capa “Toronto Pan Am Games countdown begins, but where’s the buzz?”. Algo como faltando um ano para a competição onde está o entusiasmo?

Confira o link do Toronto Star de hoje que inclui video:

http://www.thestar.com/news/gta/panamgames/2014/07/10/toronto_pan_am_games_countdown_begins_but_wheres_the_buzz.html

A razão para esta desconfiança é a divisão da população tanto pelos transtornos das obras como do investimento de 1,5 bilhões de dólares pelo governo, sem contar os custos de segurança e transporte deixados de fora desta soma.

Pachi, o mascote do Pan 2015.

Pachi, o mascote do Pan 2015.

Os Jogos de Toronto 2015 conseguiram recuperar as praças esportivas da região. O Pan vai ser disputado em 32 locais de competição e espalhadas em 13 cidades da Província de Ontário. O evento será a primeira competição “green” das Américas, num cuidado que os organizadores conseguiram manter desde o início das obras.

O calendário internacional também causou alguns transtornos para o evento. Os esportes aquaticos foram os mais atingidos. Antes mesmo da inauguração do evento, um dia antes, o nado sincronizado começa a sua competição. As águas abertas vão ser nos dias 11 e 12 de julho. A natação começa logo em seguida, dia 14, por cinco dias.

Todos os esportes aquáticos encerram suas competições no dia 18 de julho. Tudo isso por conta do início do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos seis dias depois em Kazan, na Rússia, do outro lado do planeta.

O maior investimento em obras para o Pan 2015 foi a construção do moderno CIBC Pan Am/Parapan Am Aquatics Centre and Field House. Fala-se em 158 milhões de dólares. É a obra de centro esportivo mais cara da história do Canadá. São duas piscinas de 50 metros com 10 raias, equipadas com bordas movies, uma caixa de saltos com plataformas de 3, 5, 7,5 e 10 metros, além de um centro de atividades físicas completo.

CIBC-Pan-Am-Parapan-Am-Aquatics-Centre-and-Field-House-1

O centro já está em sua fase final de retoques e recebe um torneio internacional de júniors em dezembro para a sua inauguração oficial.

Algumas mudanças foram feitas para o Pan 2015 na natação e águas abertas. O número total de nadadores foi aumentado para 270 dos 256 anteriores. Também houve mudança no número de atletas por países, antes 52, 26 de cada sexo. Para Toronto serão 36 no total, 18 de cada sexo. O sistema de classificação com indices A e B, além da disputa de eliminatórias, finais A e B foram mantidos. Assim como o programa de provas segue o programa olímpico.

Nas águas abertas, segue a disputa apenas da prova olímpica, os 10 quilômetros, mas um aumento no total de atletas participantes, de 32 para 36, se mantendo o máximo por país, dois atletas de cada sexo.

Números do Pan 2015 em Toronto
1,5 bilhões de dólares o custo dos Jogos
158 milhões de dólares custou o Centro Aquático, o mais caro da história do Canadá
250.000 visitantes estão sendo esperados em Toronto
20.000 voluntários
6.000 atletas participantes
365 provas a serem disputadas
270 número de atletas participantes na natação
41 países participantes
36 modalidades esportivas
36 número de atletas por país na natação
36 número de atletas participantes nas águas abertas
32 locais de competição
28 modalidades olímpicas
17 edição dos Jogos Pan Americanos
13 cidades da Província de Ontário vão receber os Jogos
5 dias de competição de natação
3 vez que o Canadá vai sediar a competição

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário