Bob Bowman não é mais técnico de Agnel

Bob Bowman não é mais técnico de Agnel

As notícias foram quase em efeito dominó. Primeiro foi na França, onde o Diretor Técnico da Seleção Francesa Lionel Horter pediu uma inesperada demissão do cargo depois de uma agitada reunião na quinta-feira passada. Horter ganhava horas depois a confirmação de que Yannick Agnel estaria retornando a França deixando o programa de Bob Bowman.

Federica Pellegrini esteve em reunião com o treinador francês Phillipe Lucas e anunciou a sua intenção de rompimento de relação. Pellegrini não gosta, e nunca gostou, de treinar fora, mais precisamente em Narbonne na França onde cumpre constantes períodos de treinamento alternados com suas passagens por Verona na Itália. A Diva quer treinar em casa e se dedicar apenas aos 200 livre, deixando os 400 onde parecia ser o maior interesse de Lucas.

Brant Best e James Magnussen

Brant Best e James Magnussen

Do outro lado do planeta, foi a vez de James Magnussen anunciar a sua saída do programa de Brant Best. Treinador que lhe levou a dois títulos mundiais nos 100 livre e que também perde outros três nadadores da seleção nacional: Daniel Tranter, Jessica Ashwood e Justin Hadler.
Faltando 689 dias para os Jogos Olímpicos do Rio, o cenário ficou bem agitado com nadadores de ponta fazendo mudanças em seus programas de treinamento.

Yannick Agnel se mudou para os Estados Unidos em maio do ano passado. Deixou o programa de Fabrice Pellerin em Nice onde se sagrou campeão olímpico dos 200 livre, mas teve sérios problemas de relacionamento com a intensidade e do tratamento do treinador francês. Com poucas semanas de treino com Bowman, se sagrou campeão mundial em Barcelona e, como ele mesmo diz, nunca treinou tanto e tão bem como nestes 15 meses. Entretanto, os resultados não vieram. O desempenho no Campeonato Francês foi patético e no Europeu terminou em terceiro na prova dos 200 livre e nem chegou a final dos 400. Além disso, Agnel perdeu a vaga do revezamento 4×100 livre onde foi campeão olímpico e com o melhor parcial da prova.

Phelps não vai mais treinar com Agnel

Phelps não vai mais treinar com Agnel

Agnel gosta demais do seu grupo de treinamento no North Baltimore Aquatic Club, tem excelente relação com Bowman e todo o grupo de estrelas que compoem a equipe, mas sem resultados significativos não lhe restou outra coisa a não ser retornar para a França onde vai treinar em Mulhouse com Lionel Horter.

Lionel Horter

Lionel Horter

Este ainda tem de resolver a sua situação com a Federação Francesa. Seu pedido de demissão foi rejeitado pelo Presidente da entidade Francis Luyce que já anunciou que não aceita que Horter acumule o cargo e fique responsável por Agnel.

Federica Pellegrini está rompendo pela segunda vez com o treinador francês Phillipe Lucas. A primeira foi em 2011 quando após se sagrar campeã mundial dos 200 e 400 livre em Shanghai reclamou que Lucas não havia lhe cumprimentado pelos resultados.

A Diva sempre foi assim e o que ela menos gosta é treinar fora de casa. Lucas não aceita, por dinheiro algum, se transferir para a Itália. Se Pellegrini quiser nadar com ele tem de ser em Narbonne. Também tem a questão da prova e do formato do treino. A italiana não quer mais nadar os 400 livre, prova que lhe deu o título olímpico em 2008. No último Europeu, ela ficou em quarto lugar. Quer se dedicar somente aos 200 livre onde se sagrou campeã européia no mês passado em Berlim.

Giunta, Pellegrini, Lucas e Magnini

Giunta, Pellegrini, Lucas e Magnini

Matteo Giunta, um jovem preparador físico de 32 anos de idade, primo do namorado Filippo Magnini e que tem acompanhado o grupo tanto em Narbonne como nos treinos em Verona deve ser anunciado como o técnico de Pellegrini. Como se trata do maior nome da natação italiana, tudo isso ainda deve ser devidamente aprovado pela Federação Nacional.

Na Austrália, James Magnussen está num período de seis semanas de repouso por recomendaçnao médica. É a lesão das costas que atrapalhou sua performance no Commonwealth Games e Pan Pacífico e que lhe tirou do Singapura Swim Stars e do Raia Rápida.

Magnussen e três dos nadadores de elite de Brant Best estão deixando o programa. Sem um motivo aparente, os altos e baixos dos resultados parecem ter gerado um desgaste. Segundo o jornal The Australian, o Head Coach da Seleção Australiana Jacco Verhaeren vai auxiliar Magnussen escolher o seu futuro treinador e programa.

Magnussen em busca de novo técnico

Magnussen em busca de novo técnico

Dois nomes foram citados como possível experiência de treinamento até Magnussen tomar a decisão final. É Grant Stoelwinder, ex-técnico de Eamon Sullivan, e Glenn Baker. O nome de Simon Cusack, atual treinador das irmãs Campbell não é citado como opção.

L'Equipe anuncia saída de Agnel

L’Equipe anuncia saída de Agnel

E James Magnussen e Federica Pellegrini fizeram postagens no Twitter agradecendo a seus respectivos treinadores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário