Afim de evitar fim de polêmicas, a FINA antecipou a divulgação do calendário da Copa do Mundo de Águas Abertas para 2015 que estava previsto para ser anunciado durante o Congresso da entidade em Doha no final de novembro. O motivo foi os rumores de que o circuito poderia ter uma prova nos Emirados Árabes Unidos, fato que gerou grande discussão e até uma ameaça de boicote por parte dos Estados Unidos.

Uma reportagem da ESPN americana informava que Alex Meyer, principal nadador americano das águas abertas, clamava por um boicote a FINA por levar de volta uma etapa da Copa do Mundo aos Emirados Árabes Unidos. Foi lá que em 2010, na última prova da temporada, em Sharjah, faleceu tragicamente o nadador americano Francis Crippen. Os organizadores e a FINA foram duramente criticados pelo episódio que gerou uma reformulação na temporada e regras das competições de águas abertas ao redor do mundo.

A prova que o calendário foi divulgado “as pressas” é o fato de ter sido publicado com duas provas no mesmo dia: Lac St. Jean e Lac Magog no Canadá aparecem na mesma data, dia 31 de julho. A última prova do Mundial de Kazan, os 25 quilômetros acontecerão no dia 30 de julho.

O calendário de 2015 foi divulgado com oito etapas, mesmo número e mesmas cidades da temporada de 2014. Havia possibilidade da volta da prova de Santos abrindo o calendário, mas pelo anunciado da FINA não acontecerá em 2015.

Confira o calendário da Copa do Mundo de Águas Abertas temporada 2015:

7 de fevereiro – Patagones-Viedma, Argentina
2 de maio – Cancún, México
27 de junho – Setúbal, Portugal
31 de julho – Lac St. Jean, Canadá
31 de julho – Lac Magog, Canadá
8 de agosto – Lac Megantic, Canadá
12 de outubro – Chun’An, China
17 de outubro – Hong Kong, Hong Kong

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário