Sul-Americano Absoluto, Copa do Mundo da FINA e decisão das vagas para os Jogos Pan Americanos. Semana cheia e movimentada abrindo a temporada das águas abertas do Brasil.

Começando pelo Sul-Americano dos Esportes Aquáticos. Depois de mudar de data duas vezes, a competição finalmente acontecerá na próxima semana. A modalidade fecha a competição que teve natação, pólo aquático e nado sincronizado em outubro na Argentina, os saltos ornamentais na Venezuela em novembro e agora as águas abertas.

As provas acontecerão em Viedma, uma pequena cidade localizada na margem sul do Rio Negro. Na quinta-feira, a prova dos 5 quilômetros, no sábado os 10 quilômetros e no domingo a prova por equipes de 3 quilômetros.

A prova de sábado dos 10 quilômetros, além do Sul-Americano faz parte do calendário da Copa do Mundo da FINA, é a primeira das 11 etapas do circuito deste ano. A premiação total da prova é de 20 mil dólares, sendo que o campeão masculino e feminino ganham 2.500 dólares cada.

Esta prova dos 10 quilômetros também é a decisão de quem serão os representantes da América do Sul para os Jogos Pan Americanos de Toronto. São sete vagas para o continente e os sete primeiros colocados em Viedma garantem as vagas para seus países no Pan. É importante frisar que a vaga é do país e não do atleta.

mapa

Os percursos das provas vão ter 2,5 quilômetros de circuito. Para a prova dos 5 K, duas voltas, para os 10, o dobro. Expectativa de temperaturas entre 21 a 23 graus Celsius.

No domingo, o festival de águas abertas encerra com a prova por equipes de 3 quilômetros reunindo dois homens e uma mulher de cada país.

A cidade de Viedma vai estar lotada, não só pela disputa das águas abertas, mas um verdadeiro festival de verão na cidade com provas de natação, triathlon, canoagem e high diving.

Veja a escalação do Brasil para as provas:
05/02 – Quinta-feira, 5 quilômetros
Viviane Jungblut e Gabriela Ferreira, sem representantes masculinos

07/02 – Sábado, 10 quilômetros
Betina Lorscheitter, Carolina Bilich, Allan do Carmo e Diogo Villarinho no Sul-Americano
Viviane Jungblut, Gabriela Ferreira, Samuel de Bonna e Luiz Rogério Arapiraca na Copa do Mundo

08/02 – Domingo, 3 quilômetros por equipes
Equipe a ser definida pela comissão técnica após as provas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário