O Painel de Doping da FINA decidiu hoje a suspensão do nadador sul-coreano Tae Hwan Park por 18 meses por testar positivo para testosterona no dia 3 de setembro do ano passado. A suspensão anunciada é retroativa a data do teste anulando seus resultados dos Jogos da Ásia e vai até o dia 2 de março de 2016.

Decisão do Painel da FINA

Decisão do Painel da FINA

Park compareceu ao Painel de Doping em Lausanne na Suiça acompanhado de uma série de dirigentes esportivos e até do Governo da Coréia do Sul sendo defendido por um advogado suíço especializado nos casos de doping. O argumento da defesa era de uma injeção de testosterona aplicada por um médico em uma clínica na cidade de Seul, capital do país. Tal médico e a clínica estão sendo processados na esfera civil e criminal no seu país.

O Painel da FINA foi composto por Robert Fox da Suiça, Raymond Hack da África do Sul e Farid Ben Belkacem da Argélia que decidiram pela suspensão de 18 meses. A punição máxima seria de 24 meses, o que deixaria Park automaticamente de fora dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Jornalista coreano aguarda decisão em Lausanne

Jornalista coreano aguarda decisão em Lausanne

Mesmo voltando no dia 2 de março de 2016, em tempo de poder nadar e conseguir o índice para a Olimpíada, Park agora tem outra batalha judicial pela frente. Aprovada pelo Comitê Olímpico Coreano uma nova determinação regulamenta que atletas suspensos por doping devem cumprir uma pena adicional de três anos. Isso representaria praticamente a aposentadoria do nadador.

Como Park conta com grande apoio popular e toda a sua defesa teve colaboração dos dirigentes da Federação e Ministério dos Esportes, a tendência de que tal regulamentação seja abdicada para o seu caso reconhecendo a culpa do médico e da clínica responsáveis pela injeção de testosterona.

Grupo de defesa de Tae Hwan Park

Grupo de defesa de Tae Hwan Park

Park testou positivo em teste surpresa em setembro onde níveis elevados de testosterona foram encontrados. O mesmo resultado foi confirmado na análise da amostra B. Sem ter consumido nenhum produto ou suplemento, o nadador culpou a injeção aplicada nesta clínica em tratamento que ele fazia na capital coreana. Tal tratamento era um procedimento clínico para recuperação e, segundo a defesa, tal aplicação foi diversas vezes interpelada por Park certificando de que não havia nenhuma substância proibida pela WADA.

A defesa também apresentou documentação de que o médico em questão desconhecia que testosterona estivesse na lista das substâncias proibidas para o esporte.

On September 3, 2014 the swimmer Tae Hwan Park (KOR) was tested positive to the substance Testosterone (Class S.1.1.b Endogenous Anabolic Androgenic Steroids) with the occasion of an out-of-competition doping control test conducted by FINA.

The FINA Doping Panel decided according to the FINA DC Rule 10.5.2 to impose on the athlete a period of eighteen (18) months’ ineligibility, starting on September 3, 2014 and ending at the conclusion of the March 2, 2016 for his first anti-doping rule violation.

Furthermore, the FINA Doping Panel decided that all results achieved by the swimmer on or after September 3, 2014 shall be annulled together with the consequences thereof (forfeiture of medals/prizes, reimbursement of prize money).

Segundo o documento publicado pela FINA, Park perdeu todas as medalhas e prêmios referentes as performances desde o dia 3 de setembro do ano passado. Nos Jogos da Ásia, disputados em Incheon, na Coréia do Sul, Park ganhou uma medalha de prata e cinco medalhas de bronze. A nota da FINA não informa se a Coréia do Sul perde as medalhas das provas de revezamento em medida que seria parecida com o que aconteceu no caso do nadador brasileiro João Gomes Júnior.

Veja as medalhas conquistadas por Park e seus novos donos:

100 livre – 2o colocado 48.75 – Shinri Shioura do Japão 48.85 passa para a prata, Ranmaru Haradan do Japão bronze 49.47

200 livre – 3o colocado 1:45.85 – Yunq Li da China 1:49.25 bronze

400 livre – 3o colocado 3:48.33 – Hao Yun da China 3:50.38 bronze

E os revezamentos que não se sabe se a Coréia do Sul vai perder as medalhas:

4×100 livre – 4o colocado Hong Kong

4×200 livre – 4o colocado Singapura

4×100 medley – 4o colocado Uzbequistão

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário