O Comitê Organizador da prova do Lago Magog no Canadá anunciou ontem o cancelamento das provas de 10 e 32 quilômetros respectivamente parte da Copa do Mundo e do Grand Prix de Águas Abertas da FINA alegando altos custos requeridos pela entidade mundial.
Em entrevista coletiva, os organizadores indicaram que os custos solicitados pela FINA, entre pagamento do evento, mais hospedagem, logística superam os 100 mil dólares se tornando inviável para ser bancado para esta temporada.
A prova do Lago Magog já fazia parte do calendário de Grand Prix da FINA há alguns anos e na Copa do Mundo estreou no ano passado. O evento, assim como em Lac St. Jean e Lac Megantic no Canadá são verdadeiros festivais de águas abertas reunindo centenas de nadadores amadores e famílias em provas tradicionais da região.
No ano passado, a prova dos 10 quilômetros teve Ana Marcela Cunha vencendo no feminino e o americano Alex Meyer como vencedor no masculino. Allan do Carmo foi o melhor brasileiro terminando em terceiro lugar . Na prova do Grand Prix, vitórias de Silvie Rybarova da República Tcheca no feminino e Joanes Hedel da França no masculino. Participaram 11 mulheres e 25 homens de 12 países na prova da Copa do Mundo e 11 homens e oito mulheres de 7 países no Grand Prix.
Calendário de provas da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA 2015
7 de fevereiro – Viema, Argentina
13 de março – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos 18 de abril – New Caledonia, França
2 de maio – Cancún, México
20 de junho – Balatonfured, Hungria
27 de junho – Setúbal, Portugal
23 de julho – Lac St. Jean, Canadá
31 de julho – Lac Magog, Canadá Cancelada
8 de agosto – Lac Megantic, Canadá
12 de outubro – Chun’an, China
17 de outubro – Hong Kong, Hong Kong
Com o cancelamento da prova deste ano, os organizadores da travessia do Lago Magog vão realizar a prova tradicional que era feita antes de ser incorporada no calendário da FINA em 42 quilômetros cruzando por completo o Lago Memphremagog.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!