Um campeão olímpico, dois medalhistas olímpicos, três campeões mundiais, um campeão pan-americano, os três primeiros colocados do ranking mundial da Copa do Mundo deste ano, um ex-campeão da Copa do Mundo, não faltam bons adversários para a prova dos 10 quilômetros nesta segunda-feira que definirá os dez primeiros colocados para a prova olímpica do Rio 2016.

A Best Swimming destaca os principais nomes, seus títulos e referências o que indica uma prova das mais disputadas valendo o passaporte olímpico.

Oussama Mellouli, atual campeão olímpico, primeiro campeão olímpico de piscina e águas abertas é o nome mais ilustre da prova. Depois de ameaçar uma aposentadoria, aos 31 anos de idade, Mellouli disputa seu segundo Mundial. Em 2013, foi ouro nos 5 quilômetros e bronze nos 10.

O grego Spiridon Gianniotis é o atual bi campeão mundial da prova. Dono de seis medalhas em Mundiais, aos 35 anos de idade, é o mais veterano da prova.

Campeão mundial dos 5 quilômetros neste Mundial, o sul-africano Chad Ho de 25 anos de idade volta ao rio Kazanka na busca da sua segunda Olimpíada. Oitavo colocado em Beijing 2008, ficou de fora dos Jogos de Londres em 2012.

O canadense Richard Weinberger é sempre perigoso. Bronze olímpico em 2012, campeão panamericano em 2011, ficou de fora do pódio em Toronto há três semanas pois seguia treinando pesado para o Mundial. Mesmo com boa tradição e resultados, nunca ganhou uma medalha em Mundiais.

Uma dos nadadores que mais cresceu nas últimas temporadas é o holandês Ferry Weertman. Campeão de algumas provas do Circuito da FINA e campeão europeu dos 10 quilômetros, é um nadador rápido em piscina e com final implacável. Aos 30 anos, nada seu segundo Mundial e terminou em sexto lugar a prova dos 10 em Barcelona 2013.

Dos dois americanos na prova, o jovem Jordan Willimovsky é o que desperta mais atenção. Aos 21 anos de idade, nada seu segundo Mundial. Bom nadador de piscina, foi bronze no NCAA deste ano nas 1650 jardas livres se sagrou campeão americano de águas abertas pela primeira vez em junho deste ano. Em 2013, nadou a prova dos 25 quilômetros chegando em 14o lugar. Foi revelado no Mundial Júnior de Águas Abertas em 2012 quando terminou em terceiro lugar.

Os italianos são tradicionais adversários. Simone Ruffini de 26 anos e Federico Vanelli de 24 são dois nomes fortes. Ruffini está em terceiro no ranking da temporada da Copa do Mundo, uma posição a frente do brasileiro Allan do Carmo.

Fora do Circuito da Copa do Mundo em 2014, os russos estão treinando em casa e no local de competição há muito tempo. Danill Serebrenikov e Kirill Abrosimov são os dois nomes na prova. A Rússia já foi uma das principais forças das águas abertas no mundo, porém fora do circuito mundial o país perdeu um pouco da referência. Resta saber se o fato de terem treinado no local durante todo este tempo irá ou não fazer a diferença.

Atual líder do ranking mundial da Copa do Mundo, o britânico Jack Burnell é nome novo no mercado. Tem 22 anos e nada seu primeiro Mundial.

Os alemães com Christian Reichert e Andreas Waschburger são dois nomes experientes e com inúmeras participações em Mundiais e Copas do Mundo. Reichert foi ouro na prova por equipes do Mundial de Barcelona.

Outros dois nomes da Europa que merecem cuidados é o francês Axel Reymond e o húngaro Gergely Gyurta, irmão de Daniel Gyurta, tem melhores resultados em provas de piscina, mas sempre um nadador perigoso em águas abertas.

Da América do Sul, destaque para o medalhista panamericano Guillerme Bertola, o ascendente Diego Vera da Venezuela os primos equatorianos Esteban Enderica e Ivan Enderica.

Confira o start list da prova já com a numeração e ordem de largada dos 10 quilômetros masculino:

StartList10Kmasculino

O SporTV transmite a prova ao vivo nesta segunda-feira a partir das 6 da manhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário