Daqui a pouco, as 2 da manhã, no horário de Brasília, 8 da manhã horário de Kazan, é a largada para a última prova das águas abertas no Mundial dos Esportes Aquáticos. É a prova mais antiga dos Mundiais, os 25 quilômetros e que terão um total de 53 nadadores, 32 homens e 21 mulheres. Quatro deles são brasileiros, Ana Marcela Cunha, campeã nesta prova em 2011, e Betina Lorscheittter no feminino, Allan do Carmo e Diogo Vilarinho no masculino. Allan é dono do melhor resultado masculino do Brasil em Mundiais, um quinto lugar na prova dos 25 quilômetros no último Mundial.
A prova de 25 quilômetros é pura estratégia, paciência e treinamento. Até o processo de alimentação/hidratação é diferente. Ainda existe a preocupação com a hidratação e os isotônicos, mas também entram alimentos calóricos afim de suprir a grande demanda energética da prova. Em 2011, em Shanghai, quando Ana Marcela conquistou o título de campeã, sua alimentação incluía Coca Cola e calda de compota de pêssego.
Os atletas podem ser alimentados em dois pontos da prova onde ficam os representantes brasileiros com suas varas de dois metros de comprimento colocando a devida alimentação/hidratação a cada volta. Estes representantes ainda possuem óculos reserva em caso de necessidade para os atletas. Por conta do regulamento, todos os nadadores devem largar de touca na partida, mas dificilmente mantém a touca durante os 25 quilômetros de prova.
O rio Kazanka tem estado calmo para as provas até agora disputadas. O circuito para os 25 quilômetros é o mesmo utilizado nas provas de 5 e 10 quilômetros. Serão 10 voltas no trajeto de 2,5 quilômetros. A chegada, assim como nas outras provas, será no placar colocado no pórtico de chegada. Diferente das outras provas, masculino e feminino devem largar juntos na prova dos 25 quilômetros.
Start list das duas provas:
Claro Felipe! Todas as eliminatórias e finais. A partir de domingo as 3:30 da manhã eliminatórias e finais a partir das 11:30 da manhã. De 2 a 9 de agosto.
Terá transmissão ao vivo da sportv???