Etiene Medeiros todo mundo sabe quem é. A pernambucana de 24 anos de idade, radicada em São Paulo, que treina no SESI-SP, é doida por tapioca e adora a sua terra. Foi a primeira medalhista brasileira em Mundiais de Curta, e começou logo por cima, ouro nos 50 costas e com recorde mundial. Foi a primeira medalhista de ouro do Brasil em Jogos Pan Americanos nos 100 costas e logo com recorde de campeonato. Ainda tem na sua conta o melhor resultado da natação feminina do Brasil em Mundiais de Longa, um quarto lugar nos 50 costas em Barcelona 2013.

Agora, Etiene vai se deparar com uma chinesa de 19 anos de idade, líder do ranking mundial de 2015 com 27.18 nos 50 costas feitos ontem, a melhor marca da era pós-trajes. Yanhui Fu nasceu no dia 7 de janeiro de 1996 na cidade de Hangzhou, a mesma onde nasceram Sun Yang e Ye Shiwen, as duas maiores estrelas da natação chinesa.

A natação veio aos cinco anos de idade, para curar a asma. Por recomendação médica, foi o pai que se incumbiu a tarefa de colocar a menina no esporte. Seu treinador é Xu Guoyi,  mesmo que treina Ye Shiwen e Xu Jiayu. Ye Shiwen é a campeã olímpica dos 200 e 400 medley e Xu Jiayu, jovem destaque do nado costas da equipe masculina.

Em 2011, quando tinha apenas 15 anos de idade ganhou notoriedade nacional ao vencer quatro medalhas de ouro nos Jogos Nacionais da China. Esteve no Mundial de Barcelona em 2013 quando foi prata nos 50 costas. Havia se classificado com o melhor tempo para a final, mas foi batida na chegada pela sua compatriota Zhao Jing por um décimo.

No ano passado, foi campeã dos Jogos da Ásia nos 100 costas, mas decepcionou ao terminar em oitavo os 200 costas.

Conhecida pelo seu bom humor, seu apelido é “comédia”. É famosa por ser divertida e sempre positiva. Ainda tem outro apelido “Fu Ye” algo como “vovô Fu” pelas suas atitudes que muitas vezes tem um lado mais masculinizado.

Yanhui Fu disputa seu segundo Mundial. Em Barcelona 2013, além da prata nos 50 costas foi quinta colocada nos 100. Este ano, melhorou sua classificação nos 100 costas terminando em quarto lugar. Esteve nos Jogos de Londres em 2012 quando chegou  a final A dos 100 costas terminando na oitava posição.

Sua melhor marca pessoal nos 50 costas foram os 27.18 que ela fez ontem nas semifinais. Antes, era 27.22. O recorde nacional da China é o recorde mundial da prova de 27.06 feitos por Zhao Jing em Roma 2009 que também é o recorde de campeonato.

Veja a prova dos 50 costas do Mundial de Barcelona em 2013 quando Yanhui Fu foi medalha de prata.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário