Adherbal Treidler de Oliveira fez história no último dia 6 de setembro ao se tornar o novo recordista brasileiro e sul-americano na travessia do Canal da Mancha. Aos 45 anos, Adherbal é integrante da FAB e seu feito ganha uma dimensão ainda maior ao fazer o melhor tempo do mundo das últimas cinco temporadas.
O recorde brasileiro era de Ana Mesquita há 22 anos e o sul-americano do argentino Cláudio Plitt. A marca de Ana do Amaral Mesquita na sua travessia em 1993 era 9 horas e 40 minutos. O tempo do argentino Cláudio Plitt era 8 horas e 58 minutos feitos em 1981. O novo recorde estabelecido por Adherbal 8 horas 49 minutos e 23 segundos.
Desde 1958, quando Abílio Couto foi o primeiro nadador brasileiro a cruzar o Canal do Mancha, são 23 brasileiros. Adherbal foi o primeiro carioca e o primeiro nadador militar a concluir o percurso.
O recorde mundial da travessia é do americano Chad Hundeby com 7 horas e 17 minutos.
A conquista de Adherbal foi marcada por uma série de superações. Nadador de destaque nas categorias inferiores da Gama Filho, Adherbal deixou a natação ainda cedo para se dedicar a carreira militar. A volta veio em 2012 e desde 2013 estave neste projeto para Travessia do Canal da Mancha.
O sonho nasceu após cumprir a Travessia 14 Bis de Bertioga a Santos em 2013. Na época, o 10o lugar geral e o primeiro na sua categoria motivou nadador.
Sob o comando do treinador Renato Ribeiro na equipe Navegantes na Praia de Copacabana no Posto seis, nascia este programa que só foi capaz graças a formação de uma equipe multidisciplinar.
Pois foi com o treinador Renato Ribeiro e a médica Eneida Reis a bordo do barco designado pela organização que Adherbal iniciou a travessia no dia 6 de setembro a partir das 5:30 da manhã da cidade britânica de Dover.
A água fria e a forte correnteza foram adversários duros. A cada meia hora, Adherbal era alimentado. Isotônicos, gel, banana passa e barras de proteína no cardápio para as 8 horas e 49 minutos de prova.
Nesta temporada, são quatro nadadores brasileiros que completaram o Canal da Mancha. Veja a lista:
Hamilton Jorge de Azevedo no dia 7 de agosto 15 horas e 33 minutos
Samir Barel no dia 9 de agosto 10 horas e 14 minutos
Adherbal Treidler no dia 6 de setembro 8 horas e 49 minutos
Alexandre Kirilos no dia 20 de setembro 13 horas e 18 minutos
Imagens do troféu de recordista sul-americano da prova:
Percy, muito obrigado pelas suas palavras. As mensagens de carinho e incentivo foram fundamentais para me manter focado e motivado.
Um forte abraço, Adherbal
Reportagem muito bem feita: Objetiva, clara e emocionante, mas agregando boa quantidade de importantes informações, o que informa, educa e constrói nossa cultura (infelizmente tão desgastada e destruída por reportagens banais como a maioria das da tv.). Gostei da foto de abertura: Linda foto!! Mas além de tudo, mais uma vez, PARABÉNS ADHERBAL!!!
Coach. Quem aparece na foto de casaco vermelho é o nadador e amigo Alexandre Melo q TB acompanhou a travessia do barco..
Muito obrigado Coach pelas palavras e pelo reconhecimento do feito, fruto de muito estudo e de um belo trabalho de uma equipe multidisciplinar.
Que orgulho ver o resultado deste projeto na Best Swimming!!
Forte abraço a todos!!!
Adherbal Oliveira