Estamos há menos de seis meses dos Jogos do Rio 2016, a pouco mais de quatro anos dos Jogos de 2020 em Tóquio, no Japão, mas em plena disputa e concorrência para quem vai sediar os Jogos Olímpicos de 2024. Na briga, são quatro cidades, três na Europa, Budapeste, na Hungria, Paris, na França, Roma, na Itália, e uma na América do Norte, Los Angeles.

A disputa política e econômica está apenas começando e vai ser acirrada até 13 de setembro de 2017, quando a Assembleia Geral do COI em Lima, no Perú, irá votar a sede dos Jogos de 2024. Recentemente, todas as quatro cidades apresentaram seus planos de disputa e aqui vamos relacionar quais são as propostas de sede de natação e águas abertas das quatro candidatas.

Budapeste, Hungria

Alfred Hajos Aquatic Complex maquete

Alfred Hajos Aquatic Complex maquete

É a única candidatura que ainda não definiu o seu logo. A cidade é também entre as três, a única que ainda não sediou os Jogos, embora tenha apresentado candidaturas para os Jogos de 1916, 1920, 1936, 1944 e 1960.

Budapeste optou por não fazer uma consulta popular, algo que acabou com a candidatura de Hamburgo na Alemanha depois da oposição da população em realizar os Jogos. No seu caderno de candidatura, Budapeste oferece o Complexo Alfred Hajos como sede para a natação, saltos ornamentais e nado sincronizado. A piscina está em fase de construção e será utilizada para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017. A construção está em fase bem avançada e as obras devem ser entregues nos próximos meses. Alfred Hajos é o nome do húngaro primeiro campeão da natação olímpica em 1896.

budapestnewpools1

As águas abertas serão no Lago Balaton, uma cidade próxima a Budapeste, e um dos principais lagos da Europa. No ano passado, o local sediou o Mundial Júnior de Águas Abertas. Esta organização do complexo Alfred Hajos, ilha de Margarida para o polo aquático e Lago Balaton para as águas abertas já vai ser utilizada no Mundial de 2017.

Paris, França

e452bf1888554441be4b084962a97c92

Candidata quatro vezes, a capital francesa já sediou os Jogos nos distantes 1900 e 1924. Se for vencedora, a cidade irá igualar Londres como sede por três oportunidades.

A natação olímpica de Paris 2024 será num Centro Aquático a ser construído próximo ao Stade de France, local onde também acontecerão as provas de saltos ornamentais e nado sincronizado. O polo aquático seria numa piscina já existente.

1aef5f380e157ed25cf451ff9f1016cc2503f2a9

As águas abertas serão no Rio Sena, num cenário belíssimo, ao redor da Torre Eiffel junto com o triatlon. Belas também serão as imagens do hipismo e pentatlo moderno que terão suas provas nos arredores do Palácio de Versailles.

Roma, Itália

Oswaldo-Borges-da-Costa-Filho-11

Roma já sediou os Jogos de 1960 e uma candidatura para 2020 chegou a ser articulada. Acabou cancelada após o governo italiano negar o apoio. Agora é diferente. Total suporte da população e dos governantes.

Na proposta apresentada, Roma pretende fazer a Olimpíada de 2024 com o projeto semelhante ao que fez no Mundial dos Esportes Aquáticos em 2009. Assim, natação seria no Foro Itálico, mais precisamente no Stadio del Nuoto. Saltos ornamentais e nado sincronizado também seriam no mesmo local e o polo aquático em uma outra piscina temporária a ser construída sobre as quadras de tênis do local, mesma disposição utilizada em 2009.

Stadio del Nuoto

Stadio del Nuoto

As águas abertas não seriam em Ostia como em 2009. Na época, a praia localizada próximo a Roma teve ventos fortes e ondas gigantes que forçaram a competição ser suspensa e transferida de data. Para 2024, o projeto italiano é levar as águas abertas para o novo Parque de Águas Naturais construído nos arredores da Fiera di Roma. O local irá receber oito esportes enquanto o parque além das águas abertas também as provas de remo, caiaque e canoagem.

Los Angeles, Estados Unidos

los-angeles-olympic-bid-2024-logo-72andsunny-bruce-mau-design_dezeen_sqa

Uma pesquisa mostrou o maior apoio entre todas as cidades candidatas. A sede tem o apoio até de Thiago Pereira, nadador que escolheu a cidade para treinar e fazer sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Thiago foi convidado pelo Comitê LA2024 e oficializou o seu apoio.

Los Angeles pretende repetir Kazan, na Rússia, que sediou o Mundial dos Esportes Aquáticos no ano passado com uma piscina temporária num estádio de futebol. O novo estádio do Los Angeles Football Club com capacidade para 22 mil pessoas será construído até 2018 no Exposition Park, bem no centro da cidade.

Segundo a proposta, natação, saltos ornamentais e nado sincronizado serão realizados no local. Detalhe que o estádio é aberto, previsto aí uma cobertura temporária para os Jogos.

Maquete do LA FC

Maquete do LA FC

Entre as quatro propostas, as águas abertas de Los Angeles 2024 seria a única a ser realizada em mar. A praia de Santa Monica foi relacionada como o local para o evento. No mesmo local ainda teríamos as competições de volei de praia e do triatlon.

Veja as quatro propostas apresentadas pelas cidades ao COI: (em inglês)

Losangeles2024 budapest2024 Paris2024 rom2024

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário