Terminou o sonho de Tae Hwan Park em poder disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O Comitê Olímpico da Coréia do Sul deliberou hoje a decisão final de punir o nadador por mais três anos de suspensão adicionais aos já cumpridos 18 meses por testar positivo para doping em setembro de 2014.  A decisão seguiu a regra implantada no esporte coreano em julho de 2014 onde atletas punidos com 12 meses ou mais de suspensão por doping são obrigados a cumprir adicionais três anos.

A medida considerada extrema, foi uma decisão do Comitê Olímpico da Coréia do Sul para controle e conscientização dos esportistas no país num combate intensivo ao doping. Tae Hwan Park testou positivo no dia 3 de de setembro de 2014 para níveis elevados de testosterona. O nadador indicou que foi vítima de uma médica coreana indicada apenas por Kim que lhe aplicava injeções de vitaminas em tratamento num hospital de Seul.

Park foi julgado pela FINA e suspenso por 18 meses tendo completado a sua punição no dia 2 de março passado. Aguardava a decisão do Comitê Olímpico Coreano que lhe suspendeu hoje até o dia 1o de março de 2019.

A médica foi julgada na Coréia e considerada inocente retornando a prática desde dezembro. A mesma indicou que aplicou injeções em Park em dezembro de 2013 e julho de 2014 do esteróide anabólico Nebido e que Park e seu staff estava ciente das aplicações.

Tae Hwan Park está com 26 anos tentava no Rio a sua quarta Olimpíada. Sua estreia foi em 2004 com apenas 14 anos quando foi desclassificado por sair escapado na prova dos 400 livre. Em 2008 em Beijing, foi ouro nos 400 livre e prata nos 200 livre. Nos últimos Jogos, em Londres 2012, foi prata nos 200 e 400 livre.

Com o teste positivo de setembro de 2014, Park perdeu todas as cinco medalhas conquistadas nos Jogos da Ásia em seu país, uma prata e cinco bronzes.

A decisão sobre o caso Park vem algumas semanas antes do início da seletiva olímpica da Coreia que começa no dia 25 deste mês.

3 respostas
  1. to de olho
    to de olho says:

    À comissão de doping do Maria Lenk:
    ESTAMOS DE OLHO!
    Lembro que não existe milagre na natação; tempos absurdos não aparecem do dia para noite…
    Como bem disse um comentário anterior, chega de passar a mão na cabeça de dopados e protegidos…
    Clamamos por um Maria Lenk LIMPO!

  2. POLÊMICO
    POLÊMICO says:

    FANTASTICO!!!

    ENQUANTO NA KOREA, ELES AUMENTAM A PUNIÇÃO OFICIAL.. AQUI NO BRASIL PROTEGEMOS E DAMOS ADVERTENCIAS VERBAIS, PASSAMOS A MÃO NA CABEÇA DE DOPADOS..

    AFINAL, COITADINHOS.. SÃO VITIMAS DAS PERVERSAS FARMACIAS DE MANILPULAÇÃO!!

    HORA DE REPENSAR ISSO!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário