Best Swimming conversa com Diogo Yabe, atleta olímpico do Brasil, que vai comandar a o grupo da Clínica Atleta Estudante que viaja aos Estados Unidos em julho num programa que inclui treinamento, análises técnicas, aulas de inglês, visitas a programas universitários e três dias assistindo a maior seletiva olímpica do mundo.

BEST SWIMMING – O programa Atleta Estudante será realizado pela segunda vez e desta vez com algumas novidades. Na área acadêmica existem algumas visitas a instituições?
DIOGO YABE – Iremos visitar a University of Nebraska e a University of North Florida. Além disso vamos visitar aquela que é considerada por muitos a melhor High School de natação do mundo, a Bolles School e também a Episcopal na cidade de Jacksonville que é treinada pelo ex-recordista mundial dos 200 costas Martin Lopez Zubero.

BS – Explique como funcionam as conversas dos atletas da clínica com treinadores universitários fazendo recrutamento para possíveis bolsas no futuro?
DY – Além de conhecer os técnicos das instituições de ensino que visitaremos, outros técnicos também visitarão as atividades de nosso intercâmbio. Além de todos fazerem palestras sobre como funciona o sistema educacional americano, também fica aberto a negociar uma bolsa de estudo diretamente. É uma das prioridades de nosso trabalho, oportunizar e combinar estudo com a prática espotiva de alto nível.

BS – Nesta rotina de treinamentos e as aulas de inglês como fica a programação do dia?
DY – A carga de treino vai depender das atividades do dia. Durante a Seletiva Olímpica Americana não haverá dobras e durante a estadia na Florida vão ter alguns dias com dobras. Algumas sessões vão ser apenas dryland, que é o treinamento feito fora d’água. As sessões podem variar de 1 a 3 horas cada. Nosso intuito é focar na técnica individual de cada um com muitas ánalises, conversas e o uso da ferramenta IKKOS para atingir o objetivo traçado individualmente.

BS – O que é e quais os benefícios deste sistema IKKOS?
DY – O treinador de Michael Phelps, Bob Bowman, recentemente deu uma entrevista ao Wall Street Journal falando de alguns elementos introduzidos no seu programa buscando a alta performance com Phelps para o Rio 2016. Ele falava do IKKOS como um elemento que foi adicionado e tem sido de grande valia neste trabalho. IKKOS é a utilização da visualização da técnica de movimentos corretos que são repetitivamente visualizados para melhor assimilação do atleta. A combinação de visualização e prática dá resultados incríveis e uma melhora progressiva em todos os níveis.

BS – A Seletiva Americana começa no dia 26 de junho e vai até o dia 3 de julho. Quais os dias o grupo vai estar presente ao USA Olympic Trials?
DY – Vamos assistir as finais da Seletiva Americana nos dias 1, 2 e 3 de julho em Omaha, Estado de Nebraska. Ou seja, vamos ver as últimas etapas e a definição da equipe americana que virá ao Rio para os Jogos Olímpicos.

BS – Diogo, você e Fabíola Molina tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de atleta do sistema universitário americano do NCAA. Agora, levando este grupo de jovens nadadores, qual o grande valor de todo este programa?
DY -A liga universitária americana NCAA e outras são extremamente organizadas e competitivas. As universidades realmente investem na estrutura para que o atleta tenha tudo que precise para poder dar o melhor desempenho no esporte sempre conciliando com a oportunidade de poder estudar com muita qualidade. Poder usufruir dessas universidades de primeiro mundo tanto no âmbito acadêmico, quanto no esportivo, com bolsa de estudo esportiva é uma oportunidade, na maioria dos casos, única no mundo.

BS – Para que grupo e nível de atletas o programa é indicado?
DY – A Clínica Atleta Estudante é aberta para nadadores competitivos de 13 a 24 anos de idade. Os atletas serão divididos em grupos por performance recebendo o treinamento adequado e específico durante todo o período.

Para mais detalhes do programa Clínica Atleta Estudante veja o link abaixo:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário