Com o resultado do último dia da Seletiva Americana, onde Jordan Wilimovsky ficou em segundo lugar nos 1500 metros nado livre e o anúncio dos 50 nadadores pela FINA que irão disputar as águas abertas no Rio 2016, estão apurados seis nadadores que irão disputar as duas modalidades, natação de piscina e águas abertas.

São dois homens, Oussama Mellouli da Tunísia e Wilimovsky, mais quatro mulheres, Sharon van Rouwendaal da Holanda, Eva Risztov da Hungria, Xin Xin da China e Samantha Arevalo do Equador.

Mellouli ganhou a vaga das águas abertas na seletiva do mês passado em Setúbal e viaja com índice B nos 1500 livre. Ele fez a marca A, numa competição na Califórnia, entretanto o torneio não faz parte da lista dos reconhecidos pela FINA. Mellouli é o único do grupo que vai ter trabalho triplo, isto porque já está confirmado para ser o porta-bandeira da Tunísia no desfile de abertura dos Jogos.

Jordan Willimovsky se tornou no domingo o primeiro americano a disputar natação e águas abertas na mesma Olimpíada. Ficou em segundo lugar nos 1500 metros nado livre atrás apenas de Connor Jaeger. Sua vaga para as águas abertas já estava garantida desde o ano passado quando se sagrou campeão mundial dos 10 quilômetros no Mundial de Kazan.

Sharon van Rouweendaal da Holanda foi medalha de prata no Mundial de Kazan e ainda tem as provas de 400 e 800 metros nado livre para nadar. Nos 400, ela também foi prata em Kazan, se tornando na primeira nadadora da história a vencer medalhas em Mundiais na mesma edição e em dois esportes. Ainda não confirmado, mas a tendência é Rouwendaal sair da prova dos 800 livre, se concentrando nos 400 e nas águas abertas.

Eva Risztov foi campeão olímpica dos 10 quilômetros em Londres 2012. Nadadora de destaque na juventude, foi olímpica ainda com 15 anos em Sydney 2000, depois 2004 até se aposentar aos 20 anos. Voltou em 2012 onde foi olímpica tanto na piscina como a sua vitória nas águas abertas. Para o Rio, Risztov tem índice nos 800 livre e a vaga garantida nas águas abertas na seletiva de Setúbal.

Xin Xin é outra nadadora de destaque nesta lista de trabalho duplo. Ela aparece no ranking mundial de 2016 em nono nos 400 livre (4:05.98) e 13o nos 800 (8:25.16). Para as águas abertas, foi a campeã da prova seletiva de Setúbal e volta ao Rio onde foi campeã mundial militar em 2011.

Samantha Arevalo do Equador, ficou em terceiro na prova seletiva de Setúbal. Ganhou a vaga das águas abertas e ficou próximo da marca A nos 800 livre. Vem para o Rio como nadadora indicada pela Universalidade e vai nadar os 800 antes dos 10 quilômetros.

Com os seis nadadores que irão fazer trabalho duplo no Rio, temos 19 nadadores que já competiram natação e águas abertas na mesma Olimpíada. O maior número foi em Beijing 2008, oito nadadores, depois cinco em Londres 2012.

A húngara EVa Risztov vai entrar para a história como a única que fará o trabalho duplo por duas Olimpíadas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário