Tamanho e peso não impressionam, mas a técnica é perfeita. É Ryosuke Irie, que vem ao Rio para disputar sua terceira Olimpíada.

Netherlands+200m+Women+Freestyle+swimming+43ZgKqueI4wl

Nosso esporte não é força, mas precisa ser forte sem ser pesado. E nisso, Irie é perfeito. Tem apenas 1,75 de altura e incríveis 62 quilos. Sua técnica de nado lhe transformou num dos melhores nadadores de costas do mundo pela técnica.

Ele estreou em Beijing 2008, tinha apenas 18 anos de idade e chegou a final dos 200 costas terminando na quinta colocação. Esta prova dos 200 costas é a sua cara, é onde ele consegue administrar melhor a sua técnica, a desvantagem física e também uma falha nos fundamentos de virada. Irie sempre perde tempo na parte submersa.

Matt+Grevers+Ryosuke+Irie+Olympics+Day+3+Swimming+1xri11fRzIxl

Mais experiente, Irie voltou em Londres 2012 para ganhar três medalhas. Foi prata nos 200 costas perdendo apenas para o americano Tyler Clary, bronze nos 100 costas e ainda outra prata no revezamento 4×100 medley.

Aos 24 anos de idade, Irie é natural de Osaka, e mesmo tendo se formado na Universidade Kindai segue treinando por lá até hoje com Itoman Toshin. Seu currículo de conquistas é impressionante.

Ryosuke+Irie+Olympics+Day+3+Swimming+EXAetYWUryql

São 28 medalhas internacionais, três olímpicas, quatro em Mundiais de Longa, uma em Mundial de Curta, quatro em Pan Pacífico, nove em Jogos da Ásia e outras sete em Universíades.

Sempre no nado costas, Irie começou a nadar desde criança, mas odiava o esporte. Sua mãe lhe levava obrigado para a piscina e chorando muito entrava e saía das classes.

Seletiva Japonesa de 2012, um show de Irie e dificuldade no submerso 

Quando começou no Itoman Toshin, era o pior nadador da equipe escolar. Irie seguia o irmão mais velho, Shinpei Irie, que já se destacava em competições a nível nacional. Graças a mãe, Kumiko, que Irie foi crescendo no esporte, mas sempre com a promessa de que gostaria de abandonar a natação ao final da temporada.

ryosuke-irie-pan-pacs-2014

A primeira conquista veio em 2005, aos 15 anos, Irie venceu o disputado e concorrido campeonato nacional escolar, já na prova dos 200 costas. No ano seguinte, por pouco não pegou o time japonês para o Mundial de Curta, mas no mesmo ano, com apenas 16 anos de idade, era o mais jovem integrante da equipe japonesa nos Jogos da Ásia em Doha, no Catar, onde venceu a prova dos 200 metros nado costas com 1:58.85.

Matt+Grevers+Ryosuke+Irie+Olympics+Day+3+Swimming+FLhgJDxDBeql

O seu único recorde mundial não valeu. Ryosuke Irie quebrou o recorde mundial no dia 10 de maio de 2009 em uma competição na cidade de Camberra, na Austrália. Na época, Irie nadou com um traje que ainda não estava aprovado pela FINA e sua marca de 1:52.86 nunca foi reconhecida. O traje era uma versão japonesa da Arena, Descente que não foi aprovada pela FINA e por isso o recorde jamais foi reconhecido.

O recorde mundial que não valeu 

Melhores marcas pessoais de Irie 

PISCINA LONGA PROVAS PISCINA CURTA
24.79 50 costas 24.32
52.24 100 costas 50.55
1:52.51 200 costas 1:59.78

Irie tem dois apelidos no time japonês. Um deles é Iriemon, uma alusão aos Pokemons, e a outra Kitajima #2, em alusão ao bi campeão olímpico Kosuke Kitajima capitão da Seleção Olímpica do Japão de 2004 a 2012.

A habilidade de nadar o nado sem qualquer movimento na cabeça durante toda a prova impressiona. Irie praticou o educativo com uma garrafa na cabeça durante muito tempo na sua fase de formação. Mesmo com a dificuldade que tem na parte submersa na saída das viradas, Irie tem sido o modelo de melhor técnica de costas da natação mundial moderna.

Técnica perfeita de Irie em slow motion

Na série até agora:
#1 Therese Alshammar, Suécia
#2 Laszlo Cseh, Hungria
#3 Adam Peaty, Grã-Bretanha
#4 Nathan Adrian, Estados Unidos
#5 Ruta Meilutyte, Lituânia
#6 Shiwen Ye, China
#7 Katinka Hosszu, Hungria
#8 Ryan Lochte, Estados Unidos
#9 Florent Manaudou,França
#10 Paul Biedermann, Alemanha
#11 Chad Le Clos, África do Sul
#12 Emily Seebohm, Austrália
#13 Yulia Efimova, Rússia
#14 Katie Ledecky, Estados Unidos
#15 Federico Grabich, Argentina
#16 Zetao Ning, China
#17 Cate Campbell, Austrália
#18 Alia Atkinson, Jamaica
#19 Cameron van der Burgh, África do Sul
#20 Mitchell Larkin, Austrália
#21 Kosuke Hagino, Japão
#22 Federica Pellegrini, Itália
#23 Missy Franklin, Estados Unidos
#24 Sun Yang, China
#25 Gregorio Paltrinieri, Itália
#26 Mireia Belmonte, Espanha
#27 Vlad Morozov, Rússia
#28 Ryosuke Irie

Na próxima:
Ranomi Kromowidjojo da Holanda

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário