A primeira (e única) medalha de ouro de um nadador negro nos Jogos Olímpicos aconteceu nos Jogos de 1988 em Seul. Foi a Olimpíada do americano Matt Biondi, um alto e forte nadador da Califórnia que chegou a Coreia do Sul com a difícil missão de igualar o recorde de sete medalhas de ouro de Mark Spitz em 1972.

NESTY_Anthony_Conrad_New_Header

A missão, entretanto, fracassou logo na primeira prova. Biondi não conseguiu superar o australiano Duncan Armstrong que não só venceu a prova dos 200 metros nado livre como também quebrou o recorde mundial com 1:47.25. Biondi foi surpreendido e acabou perdendo também a prata por um décimo para o sueco Anders Holmertz.

Dois dias depois, Biondi voltou a ser batido, agora nos 100 borboleta. Na época, Pablo Morales era o melhor nadador da prova por vários anos. Uma seletiva mal feita e Morales ficou de fora do time de Seul. Biondi passava a ser o favorito e liderou a prova até a braçada final. Foi ali que foi surpreendido pelo jovem negro Anthony Nesty do Suriname. A vitória por apenas um centésimo, 53.00 para Nesty, 53.01 para Biondi.

27 JUL 1992:  ANTHONY NESTY OF SURINAM IN ACTION DURING THE MENS 100M BUTTERFLY FINAL AT THE 1992 BARCELONA OLYMPICS. NESTY WON THE BRONZE MEDAL WITH A TIME OF 53.41 SECONDS.

27 JUL 1992: ANTHONY NESTY OF SURINAM IN ACTION DURING THE MENS 100M BUTTERFLY FINAL AT THE 1992 BARCELONA OLYMPICS. NESTY WON THE BRONZE MEDAL WITH A TIME OF 53.41 SECONDS.

Nesty não era um desconhecido. Treinava nos Estados Unidos na Universidade da Flórida, havia sido quarto colocado no Mundial de 1986 em Barcelona e foi campeão dos 100 borboleta nos Jogos Pan Americanos no ano anterior em 1987. Mesmo assim, foi uma surpresa, e das grandes.

A derrota de Biondi não diminui o impacto da sua jornada. O americano passou a brilhar vencendo na sequência os 50 e 100 livre, mais fazendo parte dos revezamentos 4×100 e 4×200 livre e 4×100 medley. Uma campanha de sete medalhas, cinco ouros, uma prata e um bronze.

Nata----o_Anthony-Nesty

Enquanto isso, a vitória de Nesty marcou um feito espetacular para um nadador negro subindo ao alto do pódio pela primeira vez na história. Depois do ouro, Nesty foi recepcionado como herói em seu país. Moedas foram cunhadas com sua imagem, notas de dinheiro, praças, ruas, a piscina, tudo recebeu o nome de Anthony Nesty, até o avião do então Presidente da República do Suriname.

Veja um vídeo produzido pela Universidade da Flórida, local onde Anthony Nesty era nadador e hoje atua como técnico.

Assista o vídeo da prova no site do Comitê Olímpico Internacional clicando aqui. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário