O nadador Luiz Gustavo Franco Borges decidiu seguir os passos e as braçadas do pai, Gustavo Borges, e vai fazer parte da Universidade de Michigan. Luiz Gustavo fez algumas visitas a universidades americanas incluindo a Florida, onde estudou a mãe Barbara Franco Borges, North Carolina State, Cal Berkeley, mas seu coração ficou para a mesma equipe do pai.

Gustavo Borges foi um dos mais destacados nadadores da história da natação de Michigan. Foi campeão do NCAA 10 vezes sendo o único da história a vencer a prova das 100 jardas livre nos quatro anos de elegibilidade. Gustavo ainda venceu os 200 livre três vezes, os 50 livre uma vez e duas vitórias no revezamento 4×200 livre. Foi com Gustavo Borges que Michigan voltou a ser campeão do NCAA em 1995 depois de 34 anos de jejum. Gustavo faz parte do Hall of Fame da Universidade de Michigan desde 2012.

Luiz Gustavo ladeado por pai e mãe

Luiz Gustavo ladeado por pai e mãe

Luiz Gustavo Franco Borge nasceu em Jacksonville, no Estado da Flórida, no dia 21 de maio de 1999, está com 17 anos. É atleta do Esporte Clube Pinheiros desde 2010. No ano passado, foi campeão paulista pela primeira vez vencendo os 50 metros nado livre no certame de verão em Jaboticabal. Este ano, venceu o Sudeste novamente na prova dos 50 metros nado livre.

Suas melhores marcas:
50 livre em piscina longa 23.35, em curta 22.73
100 livre em piscina longa 51.70, em curta 50.84

O pai Gustavo foi para Michigan depois de estudar na Bolles School na Flórida com Gregg Troy. Na Universidade de Michigan foi treinado por Jon Urbancheck. Luiz Gustavo concluiu o ensino médio no Brasil e só começa em Michigan na próxima temporada.