Se alguém tinha dúvida, ficou claro que Etiene Medeiros é a maior nadadora da história dos 50 metros nado costas. A brasileira chegou ao bi campeonato fazendo o terceiro melhor tempo da prova e por algum momento ameaçando seu próprio recorde mundial.

Etiene e seu treinador Fernando Vanzella optaram por não nadar a semifinal da prova dos 50 metros nado livre. Mesmo classificada com o sétimo tempo nas eliminatórias, sua disputa aconteceria 20 minutos antes da final dos 50 costas. A opção foi focar nos 50 costas.

Uma prova perfeita, saída bem executada, principalmente o submerso já colocando Etiene na liderança sendo a última a submergir e com boa vantagem. Virou os primeiros 25 metros na frente e novamente o submerso trabalhou bem para manter a vantagem. Talvez as últimas braçadas, um pouco de queda na frequência de nado, mas uma projeção correta para a chegada e a vitória: 25.82, Etiene bi campeã mundial.

A ameaça não veio das suas raias de lado, a americana Alexandra de Loof foi bronze com 26.14 e a russa Mariia Kameneva quarta colocada com 26.15. A ameaça veio da raia 7, a Dama de Ferro! Katinka Hosszu, mesmo tendo nadado os 200 medley e os 100 borboleta, ainda foi capaz de mandar um 25.99 para levar a medalha de prata.

Focada na preparação olímpica, os 50 metros nado costas ficaram “escondidos” no programa de Etiene. Não nadou a prova nenhuma vez em 2015 e este ano só voltou a disputá-la no Troféu José Finkel em setembro. Nenhuma nadadora no mundo havia quebrado a barreira dos 26 segundos na prova desde o recorde mundial de Etiene em Doha  2014.

Antes do Mundial de Windsor, o melhor 50 costas do mundo nestes dois anos foi da polonesa Aleksandra Urbanczyk no campeonato nacional de seu país em 2015 com 26.03.

Etiene nadou os 50 costas cinco vezes em 2016. No Finkel, fez 26.16 nas eliminatórias e 26.23 na final. No Mundial, abriu o revezamento 4×50 medley misto para 26.18 nas eliminatórias e quebrou a barreira com 25.93 na final.

Na prova individual, foi melhorando a cada caída. Fez 26.48 nas eliminatórias, passou com o terceiro tempo para a semifinal. Depois fez a melhor marca nas semis com 26.00 para vencer o título de bi campeã mundial com 25.82.

Etiene agora acumula quatro das dez melhores marcas do mundo nos 50 metros nado costas em piscina curta, e dois dos três melhores tempos da prova. Um currículo impressionante que apenas corrobora a qualidade de sua vitória, incontestável a melhor do mundo, salve nossa bi campeã mundial.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário