O Mundial dos Esportes Aquáticos é igual a Olimpíada, algumas provas começam antes da abertura oficial. Esta, está marcada para a noite do dia 14 de julho, a partir das 20 horas, nas margens do Rio Danúbio que circunda algumas das principais arenas da competição.
Antes da abertura, teremos o início dos saltos ornamentais na Duna Arena, a mesma que vai receber a natação, e o nado sincronizado, este montado em uma piscina temporária num dos locais icônicos de Budapeste, o Városliget Park.
Nos saltos, é o início das provas de trampolim de 1 metro, tanto para os homens, pela manhã, como para as mulheres na parte da tarde. No nado, prova do solo pela manhã, dueto na parte da tarde. Todas estas provas ainda sem definir medalha, é a fase classificatória da disputa.
A primeira medalha mesmo sai no segundo dia do Mundial, sábado, 15 de julho, por volta das 11 da manhã horário local, 6 da manhã no Brasil, saberemos quem é o campeão da prova dos 5 quilômetros de águas abertas entre os homens.
Neste segundo dia de Mundial, teremos outras medalhas sendo definidas, três nos saltos (plataforma 10 metros sincronizada misto, trampolim 1 metro feminino, trampolim 3 metros sincronizado masculino) e uma do nado (solo). Sendo que todas, pela programação, serão definidas na parte da tarde.
A prova dos 5 quilômetros entre os homens demora menos de uma hora. Largada marcada para 10 da manhã, no Lago Balaton, na cidade de Baltonfuered, distante 129 quilômetros da capital húngara.
Principal lago da Europa Central, o local tem sido sede de uma das etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA há duas temporadas e também sediou o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas em 2014.
A prova dos 5 quilômetros entrou no programa do Mundial em 1998, na terceira edição dos Mundiais. Antes era apenas a prova dos 25 quilômetros . A americana Erika Rose no feminino e o russo Alexei Akatiev foram os primeiros vencedores da distância em Mundiais.
Calculando o tempo do vencedor numa projeção para a primeira medalha de ouro do Mundial 2017, em 15 Mundiais, apenas uma vez, no Mundial de 2006, o tempo do vencedor foi acima de uma hora. Na época, o alemão Thomas Lurz levou 1 hora 4 minutos e 32 segundos para completar as três voltas do percurso em Nápoles, na Itália.
O melhor tempo de 5 quilômetros em Mundiais aconteceu no Mundial de 2005 em Montreal, no Canadá, onde o mesmo Thomas Lurz venceu com 51 minutos e 17 segundos. Lurz é o maior vencedor da distância com sete títulos mundiais da prova e de forma consecutiva de 2005 a 2011.
Na projeção do Lago Balaton, água fria, sem corrente, a previsão do vencedor para o primeiro ouro do Mundial deve acontecer por volta das 5 e 55 da manhã do sábado dia 15 de julho.
Ligue no SporTV e acompanhe a cobertura do Mundial direto da Hungria.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!