As 19 equipes participantes da prova inaugural de revezamento nas águas abertas tinham até as 14 horas de hoje (horário de Budapeste, 9 da manhã em Brasília) para apresentar suas equipes já definidas na ordem que irão competir na prova de amanhã. O revezamento com quatro nadadores, dois de cada sexo, não pode mais ser alterado e irá nadar na ordem inscrita hoje.

O Brasil optou pela escalação de abrir e fechar com os homens deixando as mulheres no meio. No total, cinco diferentes formatos de escalação foram utilizados, situação que irá gerar um interesse ainda maior pela prova deixando-a mais emocionante e interessante.

A seleção brasileira foi escalada com Allan do Carmo, Viviane Jungblut, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte. Igual ao Brasil, abrir e fechar com homens estão as equipes da Argentina, Cazaquistão e Estados Unidos.

Itália e Alemanha que disputam medalhas com o Brasil vão abrir com suas duas mulheres e fecharão com seus dois homens. A França, uma das favoritas e que já acumula duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nas águas abertas, vai alternar, mulher, homem, mulher e homem. Mesmo formato para Austrália e Hungria. Quem alterna também, mas de forma diferente, homem, mulher, homem e mulher, é Canadá, Equador, México e Rússia.

República Tcheca, Hong Kong, Israel e Japão, equipes sem muitas chances de pódio vão abrir com seus dois homens e fechar com suas duas mulheres. Apenas a Grã-Bretanha optou pelo formato de abrir e fechar com as mulheres, deixando os homens no meio.

A prova do revezamento de 5 quilômetros terá um curso diferente do que vem utilizado até agora pois cada nadador irá fazer apenas 1.250 metros. Todas as 19 equipes irão largar juntas e haverá uma área demarcada para a troca de nadadores sendo obrigatório o toque no companheiro a sair. A distância total é a mesma da antiga prova por equipes com 5 quilômetros.

A largada acontece amanhã as 10 horas da manhã, horário local, 5 da manhã, horário de Brasília com transmissão direta pelo SporTV.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário