Foi terça-feira, 2 anos para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Confira aqui, em detalhes, os critérios dos cinco esportes aquáticos para estarem na próxima Olimpíada:

NATAÇÃO
878 nadadores estarão na disputa das 35 provas (3 a mais do que no Rio 2016). Eles começarão a serem apurados a partir do dia 1o de março de 2019 até 29 de junho de 2020. Para colocar dois nadadores por prova, o país tem de ter dois atletas com a marca A. Se tiver apenas a marca B ainda vai ter de esperar pelos critérios de Universalidade e nadadores de revezamentos que vem na frente.

Para a Universalidade, são os países com atletas sem a marca A, com a marca B ou sem qualquer marca. Para estes países e atletas, serão convocados um atleta de cada sexo para nadar uma prova a ser indicada pela FINA/COI.

Para os revezamentos, classificam 16 equipes, as 12 primeiras colocadas das provas do Mundial de 2019 e os quatro melhores tempos na repescagem no período entre o Mundial até junho de 2020. Os atletas selecionados para apenas completar os revezamentos são obrigados a nadarem pelo menos as eliminatórias das provas na Olimpíada.

O Brasil terá apenas uma seletiva, e somente os tempos das finais serão considerados. Ainda sem data definida, o torneio será o Troféu Brasil de 2020, entre abril e maio de 2020.

Veja aqui o regulamento completo dos critérios da natação para Tóquio 2020:
natacao

ÁGUAS ABERTAS
Águas abertas mantém o mesmo número de atletas e o mesmo critério da modalidade desde a estreia do esporte nos Jogos Olímpicos em Beijing 2008. Serão 25 nadadores de cada sexo, 10 primeiros a serem apurados na prova dos 10 quilômetros do Mundial de 2019. É a única chance de um país ter dois atletas do mesmo sexo na prova olímpica, terminando entre os 10 no Mundial de Gwangju.

Os 15 nadadores restantes sairão da seletiva olímpica que acontecerá em entre maio e junho de 2020. Estes nadadores completarão a lista dos 25, com a garantia de que haja pelo menos um atleta de cada sexo para o país sede, um nadador de cada continente, e os melhores classificados da prova seletiva.

Regulamento das águas abertas para Tóquio 2020:
aguasabertas

POLO AQUÁTICO
Vamos ter aumento do número de equipes do polo aquático feminino em Tóquio, de 8 para 10, se mantém o mesmo número do masculino, 12 equipes, mas todos perdem um jogador, agora apenas 13 por cada seleção.

Para o torneio masculino, classifica uma equipe da Liga Mundial, os dois primeiros colocados do Mundial de Gwangju, o país sede, os cinco campeões continentais e três da seletiva olímpica. Para o torneio feminino, a equipe campeã da Liga Mundial, a campeã mundial, o país sede, os cinco países campeões continentais e duas equipes da seletiva olímpica.

Regulamento completo:
poloaquatico

NADO ARTÍSTICO
Duas provas fazem parte do programa olímpica, o dueto com 22 países e a prova de equipes com 10 nações. Para a prova de equipes, os cinco países campeões continentais, os dois primeiros do Mundial e três da seletiva olímpica.

Para as duplas do dueto, classificados automaticatimente os países nas provas de equipes, mais os duetos campeões continentais e sete da seletiva olímpica.

Regulamento completo:
nadoartistico

SALTOS ORNAMENTAIS
Serão oito provas no programa olímpico e 136 saltadores. Nas provas por equipes, classificam-se os três primeiros colocados do Mundial, o país sede e mais quatro da Copa do Mundo. Para as provas individuais, 12 saem do Mundial, cinco dos Jogos Continentais e 18 da Copa do Mundo.

Regulamento completo:
saltosornamentais

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário