O mês de Julho foi um mês atípico, com alguns campeonatos estaduais e apenas um Regional. Foi necessário um levantamento que incluiu checar resultados e índices técnicos até apurarmos aquele que merecia levar a condição de melhor nadador de categorias menores do país. Foi na Super Copa Minas, a 18a edição do Troféu Eduardo Sávio, na piscina do Minas Tênis Clube, onde Victor Melo Baganha quebrou o recorde brasileiro dos 100 metros borboleta categoria Juvenil II em piscina de 25 metros.
Baganha marcou 54.63 quebrando a marca que era de Pedro Henrique Motta desde o ano passado com 54.87. Ainda na Super Copa Minas, Baganha fez outra prova de bom nível nos 200 metros borboleta com 2:02.61. O recorde brasileiro de categoria é de Kaio Márcio Almeida com 2:02.61.
Agora, Baganha acumula os recordes brasileiros de categoria nos 100 metros borboleta em piscina curta no Juvenil I com 55.24 do ano passado e do Juvenil II com 54.63.
Atual campeão brasileiro Juvenil II de Inverno com 55.27, Baganha ainda está um tanto distante do recorde em piscina de 50 metros que é de Henrique Martins com 54.03 desde 2007.
Atleta revelado na Glauco Academia, na sua cidade natal de Ouro Fino, Baganha é atleta do Minas desde o Petiz I. Com um crescimento constante e progressivo, tem sido absoluto nas provas de borboleta e com sucesso também nas provas de medley.
Campeão sul-americano juvenil no ano passado em Cali, na Colômbia, este ano fez a melhor marca pessoal ao se tornar vice campeão mundial escolar fazendo o seu primeiro (e único) sub 55 nos 100 metros borboleta com 54.82.
Parabéns Victor Baganha, Atleta Outlet Aquático do Mês de Julho.
Parabéns a vc também André! Pai dedicado e fã numero um!
Conheço bem esse atleta….esforço e dedicação. Tem um belo futuro….desde seu início em Ouro Fino-MG, com o treinador Glauco Assis, até o Minas Tênis Clube BH-MG, com excelente treinador André Cordeiro ele vem se dedicando e buscando realizar seus sonhos.