Um visionário, uma pessoa a frente de seu tempo e um dirigente que marcou época na natação do Paraná. A Federação Aquática do Paraná realiza no próximo final de semana na piscina do Curitibano o Troféu Berek Krieger reunindo 350 nadadores de 13 clubes para dois dias de competição de mirim a senior.
A iniciativa da FDAP é nobre. Berek Krieger se envolveu com natação na década de 60 quando seu filho Joel fez parte do Clube Água Verde, hoje Paraná Clube. Com o fim da equipe no Água Verde, Krieger inicialmente ativou o programa de natação no Centro Israelita do Paraná até a fundação do saudoso Clube do Golfinho. Krieger foi presidente da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos e em 1971 criou o Troféu José Finkel.
A sua grande obra foi, junto com outros 12 pais de atletas, comprararam um terreno no Pilarzinho e a construção do Clube do Golfinho. Por ter sido preso durante a ditadura, não pode ver a inauguração do Clube, mas retornou para ser homenageado e reconhecido como um dos maiores dirigentes da história dos esportes aquáticos no Paraná.
Berek Krieger faleceu em 2001, aos 72 anos de idade.
Balizamento da competição:
balizamento
Veja o site oficial da competição
http://www.cbdaweb.org.br/cbda/natacao/evento/21137/33148/trofeu-berek-kriger-2018
Sobre o Clube do Golfinho, um documentário sobre a história do clube está sendo produzida por Cristina Lachica e em breve será lançado. Mais recentemente, o jornal Gazeta do Povo fez uma matéria destacando como anda o local que abrigou uma das melhores equipes da história da natação brasileira.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!