Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, este ano vamos ter dois campeões por sexo, um para as provas de 10 e outro para as provas de 5 quilômetros. Até o certame do ano passado, e desde a criação do certame nacional em 1997, o campeão era pela soma dos pontos de toda temporada.

Outro detalhe do regulamento deste ano é o descarte de duas provas. Ou seja, são sete etapas e o resultado da pontuação final será a soma dos cinco melhores resultados. Os descartes, entretanto, só acontecerão após a última etapa em Inema.

Betina Lorscheitter do Grêmio Náutico União no feminino e Victor Hugo Colonese da Unisanta no masculino são os líderes nas duas disputas, entretanto, numa delas já tem o título assegurado, na outra, a prova final é que vai decidir o vencedor.

No feminino, Betina Lorscheitter lidera a disputa dos 5 quilômetros com apenas dois pontos a frente da companheira de clube Cibelle Jungblut, 203 contra 201 pontos. No campeonato dos 10 quilômetros, Betina já é campeã com 255 pontos, 99 a frente de Marina Amorim, também atleta no União.

Na disputa dos homens, Victor Hugo Colonese lidera com 238 pontos na disputa dos 5 quilômetros, 37 a frente de Matheus Evangelista do União. Se o título dos 5 está garantido, a emoção fica toda para os 10 quilômetros onde Victor Hugo Colonese lidera com apenas um ponto de vantagem sobre Alexandre Finco do União, 271 contra 270.

Vale destacar que Betina Lorscheitter e Victor Hugo Colonese já foram campeões brasileiros de águas abertas uma única oportunidade, e por acaso no mesmo ano, em 2016.

Veja aqui a classificação completa da temporada:

Brasileiro 10 quilômetros
pontuacaofeminino10k

pontuacaomasculino10k

Brasileiro 5 quilômetros
pontuacaomasculino

pontuacaofeminino

As duas últimas provas do Brasileiro de Águas Abertas vão acontecer nos dias 16 e 18 de novembro, em Inema, na Bahia, respectivamente com as provas de 10 e 5 quilômetros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário