A natação feminina do Brasil está completando 102 anos no dia de hoje. A Best Swimming foi pesquisar e encontrou o dia 25 de março de 1917 onde tivemos a primeira prova de natação reunindo mulheres no país.

A prova que na época foi chamada de “páreo elegância” marca a abertura para uma história rica de nomes e conquistas para o esporte nacional.

O “páreo elegância” premiou a senhorita Haydée Bueno de Camargo como a vencedora da prova realizada no rio Tietê, em São Paulo, e que foi premiada com a medalha de prata na distância de 50 metros.

O Diário Popular registrou o evento antes de sua realização em suas páginas

Associação Athletica S. Paulo, certa de que a natação é o ‘sport’ que deve ser mais cultivado entre nós, […] resolveu realisar no proximo domingo, […] um concurso aquatico entre todos os socios. Na sua organização – e foi feliz idéa – a directoria resolveu abrir inscrições para um pareo entre senhoras e senhoritas, socias da sociedade. Assim é que já temos assistido aos treinos das socias, e, com franqueza, nunca suppozemos que S. Paulo, terra onde todas as iniciativas desta ordem têm falhado, pudesse sem barulho, conseguir o que vimos. É realmente uma obra meritoria a da directoria da Athletica, que aos poucos, vae conduzindo para o ‘sport’, um grupo bem avultado de distinctas senhoras […]

O texto dá indício de iniciativas falhadas, deixa implícito o risco da inserção feminina causar “barulho” na sociedade paulista, pois muitas mulheres daquela sociedade, não praticavam esportes sob o receio de serem consideradas vulgares, deixando tal prática para as classes populares.

O “páreo Elegância”, do evento da A.A.S.P., surtiu efeitos positivos entre as mulheres da sociedade paulista e nos clubes ribeirinhos ao Tietê, como o C.E. e o Estrela, onde a prática esportiva feminina aumentou.

Passados 102 anos, a Best Swimming celebra a conquista de todas as nossas nadadoras e que nos enchem de orgulho e alegria nas piscinas e provas de águas abertas por todo país.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário