Uma boa confirmação de que a regra imposta pela CBDA no ano passado está atendendo a demanda da natacão brasileira é o índice de adesão nos Campeonatos Nacionais. Aprovada pela Assembleia Geral em 2018, a regra dá ao atleta a opção de nadar até duas provas por dia/etapa de competição. Com a disputa do Campeonato Brasileiro em quatro dias, cada nadador pode participar em até oito provas individuais.
No Brasileiro Infantil de Inverno, Troféu Ruben Dinard, que começa na quarta-feira em Belo Horizonte, na piscina do Minas Tênis Clube, um total de 186 nadadores, 30,64% do total, irá participar em cinco ou mais provas. Entre as razões para a participação em maior número de provas, pode estar a briga pelo título, a disputa pelo troféu eficiência, ou até mesmo questões de desenvolvimento dos atletas.
Em oito provas vamos ter nove nadadores, cinco do Minas Tênis Clube, dois do Pinheiros, um do Juventus e um do Paineiras. No ano passado, no Brasileiro Infantil de Inverno, Lucas Tudoras do Paineiras fez história ao nadar e vencer as oito provas na competição, fato inédito nos campeonatos nacionais do Brasil.
Lista dos nadadores que estão inscritos em oito provas no Brasileiro de Belo Horizonte:
Ana Beatriz Passaglia do Minas
Arthur Becker do Minas
Beatriz Comini Romero do Minas
Eduardo Patto Campos do Minas
Henrique Fabri Labriola do Minas
Theo Tuunelis do Juventus
Gabriel Schwan do Paineiras
Gabriel Rodrigues Lopes do Pinheiros
Natan Porto Silva do Pinheiros
Veja abaixo a estatística dos atletas que estão nadando mais do que o limite anterior de quatro provas na competição:
Total de provas | Total de atletas |
5 | 110 |
6 | 50 |
7 | 17 |
8 | 9 |
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!