Hoje é Dia do Nordestino!

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestino em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).

A Best Swimming decidiu homenagear esta Região maravilhosa fazendo a Seleção da Natação do Nordeste All Time, reunindo aqueles que são e foram os maiores nomes da natação nordestina. Os critérios utilizados foram resultados nacionais e internacionais, absolutos, participação em Seleções Brasileiras e recordes.

Não é fácil levantar nomes em diferentes épocas, diferentes situações, mas o objetivo foi homenagear aqueles atletas nascidos nos 9 Estados que compõem a Região Nordeste. Dos nove estados da Região Nordeste, apenas Piauí, Sergipe e Alagoas não conseguiram entrar na Seleção. Os demais, estão todos representados.

Também foram consideradas apenas as provas olímpicas, listando apenas um nadador por prova e uma equipe de revezamento.

 

 

Veja alguns destaques por Estado –

PE –
Junto com a Bahia faz a base da Seleção. Tem nomes do passado como Adriana Pereira, primeira mulher da América do Sul a fazer abaixo dos 59 e abaixo dos 58. Foi Olímpica e chegou muito perto da semifinal em Seul 1988. Tem Joanna Maranhão, a mais versátil nadadora da história do país, maior número de participações olímpicas entre todas as mulheres brasileiras e o que falar de Etiene Medeiros, a pioneira. Primeira medalha da natação feminina do Brasil em Mundiais de Curta, em Mundiais de Longa, em Mundiais Júniors e a primeira campeã panamericana. Entre os homens pernambucanos da Seleção, destaque para Octávio Cardoso Pernambucano da Silva, recordista sul-americano dos 100 metros borboleta e olímpico em 1988.

BA –

Liderados por Edvaldo Valério Bala, integrante do revezamento 4×100 metros nado livre medalha de bronze nos Jogos de Sydney em 2000, os baianos ainda trazem outro velocista para a Seleção do Nordeste, Marco Antonio Sapucaia que ficou muito próximo de também ter chegado a Olimpíada. O time tem Luiz Rogério Arapiraca que dominou o fundo do Brasil, e da América do Sul, por vários anos. Os baianos ainda trazem o fundo feminino com Viviane Motti e Nayara Ledoux Ribeiro, multi campeãs absoluta e os dois nadadores das águas abertas, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, incontestáveis!

RN – 

Mesmo tendo saído cedo de casa, Ana Catarina Azevedo jamais perdeu as raízes potiguares. Brilhou defendendo os clubes do Sudeste, foi sucesso na natação universitária americana e em competições pela Seleção Brasileira. Também entrou Marcos Macedo, integrante do revezamento 4×100 livre do Brasil no Mundial de 2011 em Shanghai.

CE – 

Hedla Lopes pegou apenas o revezamento, uma premiação para a primeira mulher da Região Nordeste a fazer parte da Seleção Brasileira nos Jogos Pan Americanos. Os cearenses ainda tiveram Cleber Pimenta, destaque nos 100 costas.

MA – 

Por vários anos, Ana Zélia Gomes esteve entre as melhores nadadoras do país nos 100 e 200 metros peito. A maranhense é a melhor nadadora já produzida naquele estado e ganhou as vagas das duas provas na Seleção do Nordeste.

PB – 

Quatro Olimpíadas, recorde mundial e muitos outros recordes sul-americanos, as credenciais para Kaio Márcio Almeida estar na Seleção do Nordeste pelos 200 metros borboleta.

 

 

Seleção do Nordeste All Time 

FEMININO PROVAS MASCULINO
Etiene Medeiros, PE 50 LIVRE Marco Antonio Sapucaia, BA
Adriana Pereira, PE 100 LIVRE Edvaldo Valério, BA
Paula Baracho, PE 200 LIVRE Breno Correia, BA
Rosana Vieira, PE 400 LIVRE Gustavo Calado, PE
Viviane Motti, BA 800 LIVRE Luiz Rogério Arapiraca, BA
Nayara Ledoux Ribeiro, BA 1500 LIVRE Luiz Rogério Arapiraca, BA
Etiene Medeiros, PE 100 COSTAS Cleber Pimenta, CE
Ana Catarina Azevedo, RN 200 COSTAS Paulo Maurício Machado, PE
Ana Zélia Gomes, MA 100 PEITO Luciano Galindo, PE
Ana Zélia Gomes, MA 200 PEITO Guilherme Rego, PE
Adriana Pereira, PE 100 BORBOLETA Otávio Cardoso, PE
Joanna Maranhão, PE 200 BORBOLETA Kaio Márcio Almeida, PB
Joanna Maranhão, PE 200 MEDLEY Armando Temporal, PE
Joanna Maranhão, PE 400 MEDLEY José Antonio Mascarenhas, BA
Ana Marcela Cunha, BA 10 K  Allan do Carmo, BA

 

 

Revezamentos:

FEMININO

4×100 livre

Adriana Pereira PE, Etiene Medeiros PE, Flávia Rossi Rey BA, Juliana Santos  PE

4×200 livre

Paula Baracho PE, Joanna Maranhão PE, Viviane Motti BA, Hedla Lopes  CE

4×100 medley

Etiene Medeiros PE, Ana Zélia Gomes MA, Adriana Pereira PE, Flávia Rossi Rey BA

 

MASCULINO 

4×100 livre

Edvaldo Valério BA, Marco Antonio Sapucaia BA, Leonardo Amorim de Barros PE, Marco Antonio Macedo RN

4×200 livre

Edvaldo Valério BA, Breno Correia BA, Carlos Pereira Filho PE, Ruy do Ceará Filho CE

4×100 medley

Cleber Pimenta CE, Luciano Galindo PE, Otávio Cardoso PE, Edvaldo Valério BA

 

Comissão Técnica: 

João Reinaldo Nikita (PE), Sérgio Silva (BA) e Carlos Rogério Arapiraca (BA)

5 respostas
  1. Carlos Alberto Chitão
    Carlos Alberto Chitão says:

    Gostei muito desta iniciativa e lembrar todos os nossos nadadores que tanto lutaram e em muitas vezes com dificuldades que atinge todos os clubes fora do eixo Rio / São Paulo / Belo Horizonte . Mas temos que ser justos e corrigir um detalhe descrito neste texto . Vou “puxar a sardinha para o meu lado “, em 1988 tivemos um representante nas Olimpíadas de Seul a
    ue nadava 100 e 200 borboleta , meu atleta do Clube do Golfinho de Curitiba e não como o texto relatou sendo o grande nadador Pernambucano Otávio Cardoso .

  2. João Manuel Aureliano
    João Manuel Aureliano says:

    Gostaria de destacar outros nomes deste imenso Pernambuco da geração anos 90: Ludmila Cordeiro, Guilherme Fortuna, Gustavo Fortuna, Diogo Bezerra, Tatiana Gama, Rafael Reis, Leonardo Amorim…

  3. Dirceu Pereira Ramos
    Dirceu Pereira Ramos says:

    Existe uma grande empresa no nordeste que tem o seguinte slogan :”ORGULHO DE SER NORDESTINO”. É o nosso caso

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário