A nadadora holandesa Ranomi Kromowidjojo publicou um manifesto em suas redes sociais sobre o momento de conflitos raciais que começaram nos Estados Unidos e vem se replicando pelo mundo afora. Quatro medalhas olímpicas, três delas de ouro, outras 17 medalhas em Mundiais e Longa e 20 medalhas em Mundiais de Curta, Kromowidjojo é uma das melhores velocistas da natação atual.
Filha de pais javaneses e surinameses, Kromowidjojo não tem o “perfil” tradicional holandês e fala com propriedade sobre o assunto.
“Olá queridos. Estou aqui de novo! ???? Desta vez não com um blog relacionado à corona. Desta vez, sobre algo em que venho pensando há muito tempo e o que está nas notícias nas últimas semanas; protestos contra racismo, discriminação e anti-racismo.
Para ser sincera, não sei exatamente o que escrever. Mas não fecho meus olhos e ouvidos. Acredito na bondade do homem, e também acredito que nós (quase) ousamos dizer em voz alta que NÃO aceitamos o racismo. Mas percebo que muitas pessoas têm medo de dizer algo sobre isso. Com medo de dizer a coisa errada (sério eu também, sem ofensa). Ainda assim, com tantos fãs e seguidores legais, não fazer nada não parece bem e eu queria escrever um blog de qualquer maneira.
Sei que alguém que lê isso agora pensa “não chateie, não imagine, vá nadar”. Mas talvez seja a hora de conscientizar um pouco mais. Conversando, leia um livro, informe-se. Se você é arranhado por um gato, não significa que todos os gatos são falsos. E se não há gatos na sua rua, também não significa que não há gatos na Holanda.
Manter para mim mesmo; Não me sinto discriminada. Eu nunca fui chutada ou atingida porque era diferente. Não sou branca, não sou negra, sou uma “bela mistura”, como costumava dizer a mãe. Isso é fácil, é claro. Ou não? Porque em qual caixa você tem que colocá-lo? Nasci com um nome não holandês e, em seguida, um nome que as pessoas têm dificuldade em pronunciar em todo o mundo. Fui criada com orgulho do meu sobrenome. E quando criança, você também não conhece nada melhor. Até que outras pessoas pensem que é um nome louco. Mas estou feliz com o meu nome ☺️
Eu cresci com as lições de que você tem que trabalhar duro, não chatear, ser gentil e educado com os outros. Estudada ou não, rei ou figurante. Como filha de um karateka, aprendi que você deve se defender, mas nunca aplicar o primeiro golpe.
Fui criada com familiares ateus, protestantes, católicos, islâmicos. (Ou Christlam auto-nomeado, isso é uma piada antiga). Fui criada com uma família que tem cabelos castanhos, pretos, brancos, loiros e ruivos. Penteados com estilo, ondulação e cachos. Família que fala holandês, mas às vezes também um idioma diferente (javanês, suriname, gronings). Só mais tarde você percebe que pode parecer loucura para os outros, que quando você está com o avô e a avó, eles conversam com o papai javanês. Estou sentada lá e não entendo. Mas isso é ótimo para mim! * Vovô e vovó já morreram, então, infelizmente, nem sempre ouço os lindos javaneses antiquados que meu pai falava com seus pais.
Eu me ensinei a julgar os outros menos rapidamente. E também para não acreditar em tudo que você ouve sobre os outros. Em parte porque às vezes ouço fofocas ou histórias sobre mim. E então eu penso “como você consegue isso ?!”. Verifique suas fontes.
Eu também me ensinei a quebrar a “cadeia de raiva / irritação” com mais frequência. Você sabe: você acorda tarde, fazendo com que você chame o membro da sua família, e essa pessoa reage irritada com o vizinho. O vizinho fica irritado e fica furioso com seu filho chorando. Criança com raiva e chuta o cachorro. Cachorro com raiva e morder você. Bom, talvez um círculo rebuscado, mas o que quero dizer é que você não precisa transmitir a irritação ou a raiva de outra pessoa. A escolha é sua. Quebre essa corrente. Isso te deixa muito mais feliz ????????
Além disso, parece que as crianças querem ser famosas mais do que nunca. Se você for bem-sucedido ou famoso (bom, essas são duas coisas totalmente diferentes), nem todos apreciarão isso. Nem todo mundo vai ser gentil com você. É assim que a vida é lidar. Mas sério, odeio alguém porque é branco, escuro, vermelho, careca ou grosso? E outra coisa que eu sempre me pergunto é: quando todos os pais dizem que seu filho é bom, por que tantas crianças sofrem bullying?
Eu acredito que muitas pessoas não são racistas. Mas às vezes diga algo que não está bem. Felizmente, nada de racista prejudicial é dito na minha cara. Há declarações regulares que eu acho, por que você diria isso? Mas moramos em um país livre, hein?
Os tempos mudam. Fico feliz que o professor não me bateu com um pau. E também que o professor não fuma na sala de aula. Ou que apedrejemos e enforcemos pessoas. Estou feliz por estarmos muito mais livres hoje em dia para escolher o que queremos nos tornar e com quem queremos viver. Não faz muito tempo que isso não era feito para se casar com um católico como protestante. (dois acreditam em um travesseiro, o diabo dorme lá … certo?) Os tempos mudam, e é assim que podemos mudar. Por exemplo, ajustando e adaptando nossas opiniões e pontos de vista. (espero que haja um momento em que 100 dirigindo na estrada pareça normal hihi)
Você não precisa amar o mundo inteiro (de mim, você pode ouvir, e nem todo mundo precisa encontrá-lo perfeito. E você certamente não precisa andar na ponta dos pés também. Com medo de não ser perfeito ou com medo de fazer Mas por que você odeia as pessoas? Isso é um desperdício de SUA energia! E usa a violência? Não !! Não porque alguém pareça diferente. Não porque alguém acredite em outra coisa. Não porque o funcionário da ambulância que salva vidas vive por aí. Não porque o outro seja um perdedor, apenas não. Pa Kromo diria que você deve se exercitar mais se não puder perder sua energia e agressão.
Sejamos educados e gentis. Mas também ouse abrir a boca com mais frequência quando ouvir ou ver algo que não está bem. ❤️❤️ e, claro, isso não é um passe livre para gritar o que você pensa. Talvez, se você escrever um e-mail com raiva ou uma reação irritada, verifique antes de enviar qualquer coisa. O que também ajuda a pensar se você gosta, se alguém enviou isso ao seu irmão, mãe, melhor amigo.
Tudo bem, eu vou comemorar o fim de semana. Hora de me recuperar e depois fazer o que eu sou boa. Treinos duros. Para outra boa semana de treinamento pesado.
Tenham um bom final de semana pessoal. E mantenha seus ouvidos e olhos abertos, esteja ciente do que está acontecendo ao seu redor. Que coisas bonitas estão chegando no seu caminho!
OSU.
Kromowidjojo finaliza seu texto com a palavra OSU que é uma expressão bastante utilizada em artes marciais. É uma combinação das palavras: Oshi, que significa “Empurrar”, e Shinobu whihch, significa “Suportar”. Significa paciência, determinação, apreciação, respeito e perseverança. Para desenvolver um corpo forte e um espírito forte, é necessário passar por um treinamento rigoroso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!