21 de junho de 1980, a piscina do Flamengo estava cheia para uma história de muito sucesso. Por meses, a FARJ, Federação Aquática do Rio de Janeiro convocou pais, mães e avós para uma disputa que aconteceria no mesmo dia de um torneio mirim e petiz. A ideia veio de fora, foi Waldyr Ramos que quando fez uma viagem aos Estados Unidos para um torneio de polo aquático viu vários nadadores de idade treinando. A curiosidade foi mais além, pegou detalhes, regulamentos e tentou a importação.

Demorou alguns anos para ser materializada, e foi através do presidente da FARJ, Rogério Carneiro, um grande inovador em sua época como dirigente que a coisa aconteceu. Os diversos chamados na imprensa lotaram a piscina. Um torneio gigante e que mesmo começando cedo pela manhã de sábado só foi terminar depois das 14 horas.

A ideia eram apenas provas de 50 metros, mas alguns nadadores acharam pouco e pediram uma prova maior, ganharam os 400 livre. O torneio foi um sucesso e muitos só ficaram sabendo no dia, na hora e mesmo assim ainda puderam participar.

O evento ainda homenageou Sylvio Fiolo que havia parado de nadar há dois anos. Outro homenageado foi o medalhista olímpico Manoel Santos. Outros nomes de destaque que voltaram as piscinas Lucy Burle e Sylvio Kelly, todos atletas que já haviam representado a Seleção Brasileira no passado. No dia seguinte, o Jornal do Brasil deu meia página para o evento.

 

Ainda engatinhando no Brasil, seriam três categorias em disputa: sênior 25 a 35 anos, super sênior de 36 a 45 anos, e hiper sênior de 46 a 55 anos. Acontece que apareceram nadadores mais velhos e um ajuste precisou ser feito. Eram dois nadadores com mais de 70 anos. Um deles, Carlos Vasconcelos nadou com o remédio Isordil (um anti-enfarte) no calção.

O sucesso foi enorme. E precisou ser repetido. Outros torneios foram sendo organizados e que acabaram determinando a criação de uma organização. Quatro anos depois da primeira competição masters no Brasil, nascia a ABMN, Associação Brasileira Masters de Natação.

Em 2015, a ABMN fez uma homenagem a Rogério Carneiro e Coaracy Nunes, que eram respectivamente o Presidente e Vice Presidente da FARJ na realização do primeiro torneio. Era a comemoração dos 35 anos de natação masters no Brasil.

 

 

A Best Cam Swim Streaming, o programa de natação na internet, vai entrevistar Waldyr Ramos nesta terça-feira que vai contar um pouco desta história e os detalhes destes 40 anos de tantas belas histórias da natação masters no Brasil.

Indicamos a história da ABMN em artigo científico publicado por Fabiano Pires Devide (link).

 

2 respostas
  1. Bianca Cosenza Papa
    Bianca Cosenza Papa says:

    Eu quero parabenizar a todos que fizeram, e fazem,parte dessa linda e maravilhosa família da natação ABMN.
    Onde com muita competência e responsabilidade organizada todos os nosso campeonatos, o meu muito obrigado.
    BIANCA PAPA

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário